Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

HISTÓRICO POLICIAL

Preso nessa quinta, maior arrombador de residências de Santa Cruz tem 50 antecedentes

Maicom Jaromicz de Barros tem 35 anos

Em operação traçada em sigilo e deflagrada na tarde dessa quinta-feira, 21, a Polícia Civil de Vera Cruz prendeu Maicom Jaromicz de Barros, de 35 anos, apontado pelas forças de segurança como o maior arrombador de residências de Santa Cruz do Sul. A ofensiva, coordenada pela delegada Lisandra de Castro de Carvalho, foi realizada na cidade de Sapiranga, na Região Metropolitana de Porto Alegre, onde ele estava escondido.

Os agentes já estavam a sua procura desde 30 de agosto, quando cumpriram mandados de prisão preventiva e busca e apreensão – solicitados pela delegada Lisandra e autorizados pela Justiça – na residência de Jaromicz, no Loteamento Berçário Mãe de Deus, Bairro Santuário. Naquela oportunidade, ele não foi localizado, mas seu carro, um Astra prata, foi apreendido.

LEIA MAIS: Maior arrombador de residências de Santa Cruz é preso pela Polícia Civil

Publicidade

O homem de 35 anos era considerado foragido da Justiça, pois também tinha um mandado de prisão definitiva em aberto, assinado pela juíza Luciane Inês Morsch Glesse, da Vara de Execuções Criminais (VEC) Regional de Santa Cruz do Sul, por uma condenação transitada em julgado em que ele respondeu por crimes de furto qualificado e receptação. Terminou sentenciado a uma pena de nove anos, sete meses e 28 dias em regime fechado. Ao todo, ele possui 50 ocorrências em que aparece como autor, acusado, suspeito ou indiciado.

Destas, 34 são de furtos, a maioria em residências, mas também de veículos. Em Santa Cruz do Sul, há indícios de furtos cometidos por ele nos bairros Arroio Grande, Faxinal Menino Deus, Linha João Alves, Centro, Distrito Industrial, Bonfim, Dona Carlota, Belvedere e Castelo Branco. Em seu histórico ainda há outros crimes, como vias de fato, receptação, lesão corporal e porte ilegal de arma de fogo, mas seu foco sempre foi o furto a residências. Entrava nos imóveis por meio de arrombamentos, quando não há moradores, e levava praticamente tudo.

“Iremos aonde for preciso”, afirma Lisandra

Mesmo tendo respondido a mais de 20 inquéritos policiais, Jaromicz permanecia em liberdade. A última ação com rastros de sua passagem, no entanto, foi em Vera Cruz, na tarde de 26 de agosto. Ele cometeu um furto mediante arrombamento em uma propriedade na localidade de Linha Henrique D’Ávila, interior do município, por volta das 14 horas. Na oportunidade, teria forçado o pino de uma janela dos fundos da residência que dá acesso à cozinha.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Acusado de matar mulher em Santa Cruz aponta a própria esposa como autora do crime

De dentro do local furtou uma televisão 49 polegadas, um forno elétrico, um notebook, oito quilos de carne, um tênis Nike, duas jaquetas, 12 camisas gola polo, seis pares de meias e um cofre contendo R$ 1 mil. No crime, o autor ainda quebrou a porta de um roupeiro e as cabeceiras de um sofá. Depois, fugiu. A partir disso, uma investigação foi iniciada pela Polícia Civil, que culminou nas provas que embasaram o pedido de prisão ao Judiciário. Experiente quando o assunto é localizar investigados foragidos, a delegada Lisandra de Castro de Carvalho salientou a importância do trabalho de sua equipe.

Ela relembrou investigações paralelas aos crimes, realizadas para capturar investigados por delitos graves cometidos em Vera Cruz, como os casos de uma mulher foragida por homicídio, localizada e presa no mês passado no município de Redentora, região Noroeste do Estado; e de um pai-de-santo acusado de ter cometido abusos sexuais contra crianças, encontrado e capturado em maio do ano passado, escondido em Encantado, no Vale do Taquari. “Não há limites quando vamos cumprir um mandado de prisão. Iremos aonde for preciso”, salientou a chefe da Delegacia de Polícia de Vera Cruz.

Publicidade

Após levar o preso para realizar exame de lesões no hospital de Sapiranga nessa quinta, os policiais civis registraram a captura na Delegacia de Polícia do município. Depois, levaram Jaromicz para o sistema prisional de Novo Hamburgo.

LEIA MAIS SOBRE POLÍCIA

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.