Nos dias 15 a 17 deste mês, o Baja de Galpão Unisc participou de provas da 21ª Competição Baja SAE Brasil – Etapa Sul. As atividades foram realizadas na Universidade de Caxias do Sul (UCS).
A equipe trouxe para Santa Cruz do Sul vários troféus de 1º lugar nas categorias geral; manobrabilidade; tração; super prime; apresentação do projeto dinâmico; desafio 4×4; aceleração; velocidade e frenagem e enduro. Participaram 12 estudantes da Unisc, acompanhados de dois professores. A competição reuniu 16 equipes do Sul do País.
LEIA TAMBÉM: Levantamento aponta que um milhão de brasileiros não têm banheiro
Publicidade
Segundo o coordenador do projeto e professor do Departamento de Engenharias, Arquitetura e Computação da Unisc, Fernando Sansone, no primeiro semestre de 2025 a equipe vai a São Paulo competir na etapa nacional. E no segundo semestre estará na fase internacional nos Estados Unidos, em Gray Court, Carolina do Sul. No mesmo período, novamente disputará a competição regional.
Saiba mais
O programa Baja SAE é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia. Oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, a fim de incrementar a preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de veículo off-road, desde a concepção e projeto detalhado até construção e testes. É um “cartão de visitas” para ingresso no mercado, percebido pelas empresas.
O modelo Baja surgiu dos veículos off-road que disputavam ralis no deserto da Península de Baja Califórnia, no México. É um veículo monoposto tipo gaiola, de quatro rodas, construído para trafegar em diferentes tipos de terreno (por isso off-road) e idealizado para disputas esportivas.
Publicidade