O PTG Porteira de Herveiras, da 5ª Região Tradicionalista (5ª RT), participou nos últimos dias 6 a 10 do Festival Internacional La Falda Danza. O evento ocorreu na cidade de La Falda, na Argentina, e contou com a participação da invernada adulta da instituição. Participaram ainda os CTGs Filastro Brum, de Barros Cassal (14ª RT), e Caminho dos Pampas, representante de Tio Hugo (7ª RT). O festival é um dos maiores de folclore na América do Sul e atrai participantes de vários países.
O grupo percorreu mais de 3 mil quilômetros de ônibus e se apresentou em duas noites e numa escola, além de integrar o desfile das delegações. A comitiva foi composta por 46 pessoas, sendo 36 dançarinos, patronagem e pais. Somando o pessoal dos três CTGs envolvidos, quase todos fizeram a primeira viagem internacional. Apesar de as apresentações terem sido coletivas, os três CTGs ensaiaram de maneira conjunta somente uma vez. Mesmo assim, conseguiram executar as danças e coreografias.
LEIA TAMBÉM: Coral da Escola Menino Deus faz sucesso em Festival Nacional de Coros Infantojuvenis
Publicidade
Os integrantes da invernada do Porteira de Herveiras foram guiados pelo professor Alan Rodrigues e a esposa dele, Camila Küntzer. “O grupo mostrou o orgulho de suas tradições. A participação ampliou os horizontes dos dançarinos e fortaleceu o amor pelo legado cultural gaúcho”, diz Camila.
Ainda segundo ela, foram momentos de grande emoção. “Foi uma grande conquista para eles verem como o Brasil e principalmente o Rio Grande do Sul são amados lá fora.” Os jovens deram autógrafos e buscaram, sozinhos, formas de conversar em espanhol com os demais. Após a última apresentação, na noite de gala, a emoção tomou conta depois de uma grande salva de palmas.
LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER
Publicidade