O Gauten Parque de Inovação e Tecnologia sediou, na manhã dessa terça-feira, 5, a sexta edição do Gauten Innovation Day, evento que colocou em destaque as inovações e desafios no setor do agronegócio. Realizada no palco 360º do parque, no Distrito Industrial, a atividade contou com a participação do vice-presidente e líder comercial da Corteva Agriscience, Jair Swarowsky. Situada na Região Norte do Brasil, a empresa é uma das gigantes globais do agronegócio.
Com raízes em Sinimbu, Swarowsky tem 34 anos de experiência em gestão administrativa, logística, financeira e comercial no setor agrícola, com atuação em diversos países. Durante o evento, refletiu sobre a resiliência do setor agropecuário, que, segundo ele, demonstrou grande capacidade de recuperação após a catástrofe climática ocorrida no Estado neste ano.
LEIA TAMBÉM: Ministério da Agricultura autoriza uso de creme como EPI em lavouras de tabaco
Publicidade
“O agro é muito resiliente. Embora tenha sido bastante impactado pela enchente, felizmente as grandes áreas não sofreram danos tão severos e estão se recuperando rapidamente. O setor é pujante, muito forte e bem estruturado para enfrentar situações adversas. Claro que, para cada agricultor individualmente, lidar com uma situação dessas é sempre desafiador”, afirmou Swarowsky em entrevista para a Rádio Gazeta FM 107,9.
Ele destacou o papel da tecnologia no desenvolvimento do agronegócio brasileiro, que considera estar em nível comparável ao dos principais países agrícolas do mundo. Swarowsky enfatizou que o setor hoje enfrenta um momento de oscilação de preços nas principais commodities, algo natural em um setor caracterizado por ciclos de alta e baixa.
“Neste momento, o agro brasileiro, especialmente nas principais commodities, enfrenta uma fase um pouco mais difícil devido aos preços. Quem está no mercado há mais tempo sabe que são ciclos de alta e baixa. Quando os preços sobem, o produtor tende a aumentar a produção, o que acaba pressionando os valores. Na baixa, reduz-se a produção e isso, com o tempo, favorece uma recuperação dos preços. Estamos vivenciando um desses ciclos, mas há sinais de melhora”, observou.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Senar RS forma alunos do programa de Turismo Rural em Santa Cruz
Iniciado em abril, o Gauten Innovation Day é um evento mensal que convida especialistas de diferentes áreas, incentivando a troca de experiências, inovação e diversificação produtiva. O objetivo é inspirar empreendedores a fortalecerem seus negócios.
Programação especial vai marcar os dois anos do Gauten
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cesar Cechinato, destacou que, desde o primeiro Gauten Innovation Day, o foco tem sido promover a inovação em áreas específicas da gestão empresarial ou da economia, em âmbito local, estadual ou nacional.
Publicidade
“Desta vez, escolhemos o agronegócio como tema, setor que tem sido, nas últimas décadas, o principal sustentáculo da economia nacional, especialmente em termos de PIB”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Ações vão combater o mercado ilícito do tabaco; confira
De acordo com o secretário, a organização buscou trazer um painelista de destaque dentro do tema escolhido. “Ninguém melhor que Jair Swarowsky, vice-presidente da Corteva, uma gigante mundial do agronegócio. Mesmo aqui, na nossa região do Vale do Rio Pardo, que é o principal polo de produção de tabaco, estamos cercados por culturas de soja, forrageiras e outras em que a Corteva atua”, explicou Cechinato.
Publicidade
Ele também lembrou que, no próximo dia 29, o Gauten Parque de Inovação e Tecnologia vai completar seu segundo ano de existência. “Teremos uma programação muito especial, com grandes painelistas”, adiantou.
*Colaborou John Kaercher Machado
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO
Publicidade