O aumento das temperaturas previsto para a próxima semana – e que já pôde ser percebido nessa sexta-feira – tem sido apontado por leigos como benéfico para o controle do novo coronavírus, com o calor sendo, supostamente, um fator importante para frear a disseminação da doença. Mas, em um momento no qual o Rio Grande do Sul já registra mais de 45 mil casos de Covid-19, até que ponto essa afirmação tem embasamento?
É fato comprovado que o frio e as baixas temperaturas registradas no inverno aumentam a incidência de doenças respiratórias, bem como os atendimentos médicos e internações decorrentes dessas complicações, sobrecarregando o sistema de saúde. Contudo, essa mesma lógica não pode ser aplicada ao novo coronavírus, considerando que, até o presente momento, não existe nenhuma evidência ou estudo comprovando que o calor impeça ou dificulte a disseminação do vírus entre a população.
De acordo com a MetSul Meteorologia, para entender basta olhar para a situação dos Estados Unidos, que apesar de estar no auge do verão e registrando temperaturas de quase 40 graus em algumas regiões da metade sul do país, apresenta crescimento expressivo dos casos nos estados da Flórida, Texas, Geórgia e Arizona. Os países europeus, por outro lado, tiveram o pico da doença entre março e abril, quando ainda estava frio, e agora têm a situação controlada mesmo estando também na estação mais quente do ano.
Publicidade
LEIA MAIS: Covid-19: pela primeira vez, mundo tem 1 milhão de casos em 100 horas
A diferença nas curvas de evolução de contágio em duas regiões onde é verão mostra que o clima não pode ser apontado como fator determinante. Ao mesmo tempo, médicos e especialistas asseguram que não se pode contar com as altas temperaturas para controlar a Covid-19. O distanciamento social, uso de máscara e medidas de higiene permanecem como as únicas formas comprovadamente eficientes de impedir o avanço da doença.
Neste fim de semana, quando a previsão é de sol, calor incomum para esta época do ano e temperaturas que podem passar dos 30 graus na região, as autoridades de saúde reforçam o pedido para que a população não aproveite os dias quentes para se expor desnecessariamente, considerando ainda a bandeira vermelha imposta na sexta-feira.
Publicidade
Para que a pandemia seja controlada é necessário manter o isolamento social sempre que possível, bem como observar os cuidados de higiene e usar a máscara sempre que sair de casa. Santa Cruz do Sul tem hoje 252 casos confirmados de Covid-19 e três pessoas internadas.
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade