Estão em fase de conclusão as 20 moradias provisórias repassadas pelo governo do Estado a Rio Pardo. As estruturas foram colocadas em um terreno do Município no Bairro Pinheiro e começaram a receber as instalações dos sistemas de água e energia elétrica, além de outras melhorias no entorno exigidas antes da concessão. A expectativa é de que tudo esteja concluído até o fim deste mês, quando as famílias que perderam as casas nas enchentes de abril e maio poderão ocupar os novos espaços.
As moradias são montadas em estruturas semelhantes a contêineres, com revestimento nas paredes, piso e teto, além das aberturas. Todas elas já vêm prontas com uma cama de casal, uma beliche, um guarda-roupas, sofá, mesa e cozinha completa com geladeira, pia com balcão e fogão, além de um armário. No banheiro tem pia, vaso sanitário e box com chuveiro elétrico. Do lado de fora, há um tanque com torneira. Todos os itens são novos e estão nas embalagens aguardando a transferência dos moradores.
LEIA TAMBÉM: Festival de Bandas e Fanfarras vai reunir nove cidades em Rio Pardo
Publicidade
De acordo com a Prefeitura, para a concessão, o Estado exigiu do Município um terreno com acesso e capaz de comportar as 20 residências, as ligações de energia elétrica, água e esgoto, bem como varais e arborização na parte externa. Os selecionados para ocupar as moradias são as famílias que estão no sistema de aluguel social e outras duas que permanecem em ginásios de Rio Pardo. Mais 30 unidades já foram solicitadas ao Piratini e, em caso de retorno positivo, serão destinadas aos moradores do Mutirão do Camargo.
A entrega está prevista para o dia 31 deste mês e será feita também pelo Estado, com a presença do governador Eduardo Leite. Em setembro, ele já havia estado em Estrela, no Vale do Taquari, onde entregou 86 módulos habitacionais semelhantes aos encaminhados para Rio Pardo. Antes, Encantado e Cruzeiro do Sul já haviam sido beneficiadas pelo Plano Rio Grande e pelo programa A Casa é Sua. Estão programadas entregas em São Jerônimo, Triunfo, São Leopoldo e Eldorado do Sul.
LEIA TAMBÉM: Comissão Especial discutiu a energia elétrica em Rio Pardo
Publicidade
O investimento previsto é de R$ 66,7 milhões para 500 unidades habitacionais em nove municípios. Cada uma delas possui 27 metros quadrados e é composta por dormitório, sala e cozinha conjugadas e banheiro. A estrutura é feita de aço galvanizado e concreto, elementos que visam garantir conforto e segurança. Todas serão adquiridas de maneira permanente e incorporadas ao acervo do Estado, podendo ser reutilizadas em outras situações de necessidade e depois que as famílias já tiverem sido transferidas para residências definitivas.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE RIO PARDO
Publicidade