A retomada dos voos comerciais no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, na manhã dessa segunda-feira, 21, após cinco meses fechado devido à enchente, além de representar um alívio à economia gaúcha, promete trazer mais praticidade para quem usa regularmente o transporte aéreo. Nesse cenário, Santa Cruz do Sul também fica na expectativa da retomada dos voos no Aeroporto Luiz Beck da Silva, operado pela Azul Linhas Aéreas.
O fechamento do terminal na capital afetou a estrutura em Santa Cruz, que teve as operações da Azul Conecta suspensas em decorrência do alagamento do Salgado Filho. Desde então, a rota Santa Cruz-Porto Alegre, realizada três vezes por semana, ficou paralisada. Além de passageiros, a linha é utilizada para o transporte de encomendas. Os voos são operados por aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para nove passageiros.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz volta a ofertar linhas com transporte até o Aeroporto Salgado Filho; veja horários
Publicidade
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cesar Cechinato, na última quinta-feira houve uma reunião entre o setor comercial da Azul Conecta, representado por César Merigo Head, a pasta municipal e empresas locais para discutir soluções quanto ao transporte de carga. “Até o momento, foi informado que não há uma data definida para a retomada das operações”, disse o secretário.
Isso mantém Santa Cruz na expectativa de que os voos da Azul sejam restabelecidos logo. “Pode haver um atraso na retomada dos voos regionais, pois o Salgado Filho está operando parcialmente. Vamos aguardar as definições nas próximas semanas”, comentou Cechinato.
LEIA TAMBÉM: Aeroporto Salgado Filho é reaberto após as enchentes
Publicidade
Além disso, nessa segunda o município recebeu a visita de representantes de empresas interessadas em realizar o balizamento noturno do Aeroporto Luiz Beck da Silva, localizado em Linha Santa Cruz. O pregão eletrônico para a contratação do serviço, por meio do Banrisul, está marcado para o próximo dia 30.
LEIA TAMBÉM: Apresentação de projetos na Feira de Ciências da Unisc ocorre nesta semana
Uma audiência pública em Santa Cruz também será realizada para discutir o projeto de um aeroporto regional que atenderá os vales do Rio Pardo e Taquari. “Acredito que, com o PIB das nossas cidades, temos condições de sustentar uma linha diária para São Paulo”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico.
Publicidade
Na semana passada, o deputado federal Heitor Schuch (PSB) teve uma audiência em Brasília com o assessor do Ministério de Portos e Aeroportos. No encontro, foram discutidas propostas para assegurar a ampliação da pista santa-cruzense.
Salgado Filho volta a operar voos pelo País
Às 8h04 dessa segunda, o primeiro avião comercial pousou no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, desde maio. Logo depois, às 8h20, uma segunda aeronave chegou trazendo mais passageiros.
Vindos de São Paulo, os voos foram da Azul e Gol. O avião da Azul, primeiro a chegar, trazia pinturas com elementos da cultura gaúcha, e os comissários de bordo usavam lenços com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul. O governador Eduardo Leite recepcionou os primeiros voos e demonstrou otimismo quanto aos efeitos da reabertura na economia estadual. “A retomada do aeroporto vai trazer impactos muito positivos para o turismo, os negócios e a volta de grandes eventos no Estado”, afirmou.
Publicidade
Inicialmente, o aeroporto terá 71 voos diários, sendo 37 partidas e 34 chegadas, com a expectativa de movimentar cerca de 9 mil passageiros. Neste primeiro momento, as rotas incluem São Paulo (Congonhas, Guarulhos e Viracopos), Rio de Janeiro (Galeão) e Brasília. Os voos ocorrerão das 8 às 22 horas, em uma pista de 1.730 metros. O terminal funcionará 24 horas por dia.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade