Moradores de Cerro Alegre Alto, no interior de Santa Cruz do Sul, enfrentam dificuldades de deslocamento. O motivo são as obras de asfaltamento da estrada principal que liga a localidade ao município de Passo do Sobrado. A pavimentação do trecho de 2,2 quilômetros começou em abril deste ano e foi impactada pelas condições climáticas adversas registradas durante o primeiro semestre.
De acordo com relatos que chegaram à Redação da Gazeta do Sul e ao Portal Gaz, a execução do serviço estaria ocorrendo de maneira lenta e as intervenções no solo provocam grandes atoleiros durante e depois dos períodos de chuva. No início deste mês, um ônibus que transportava estudantes ficou preso na lama e precisou ser socorrido. Com isso, crianças e adolescentes ficaram parados por mais de uma hora no local. Situação semelhante é relatada por motoristas e demais usuários da via.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: segundo desfile da Oktoberfest leva milhares de pessoas às ruas de Santa Cruz
Publicidade
A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Seoi) informa que a obra enfrentou contratempos em razão das chuvas de maio e junho. Ainda assim, os serviços estão sendo desenvolvidos dentro do esperado e conforme o cronograma previsto.
Até o momento, segundo a pasta, 55% do projeto já foi executado. Entre as partes concluídas estão as redes de abastecimento dos dois lados da pista e os bueiros pluviais. A terraplanagem alcançou 70% do total, enquanto a colocação de rachão está 50% finalizada.
LEIA TAMBÉM: Sérgio Moraes foi o candidato mais votado em 280 urnas
Publicidade
Ainda de acordo com a Seoi, o trabalho está sendo feito de forma gradual, buscando evitar maiores transtornos à população que usa a estrada. Se as condições climáticas não interferirem novamente, a expectativa é de que tudo esteja concluído e pronto para uso em dezembro.
Saiba mais
O trecho entre Santa Cruz do Sul e Passo do Sobrado a partir de Cerro Alegre Alto tem cerca de 7,5 quilômetros. A pavimentação é uma demanda antiga da comunidade, em razão dos problemas com poeira nos dias secos e atoleiros nos períodos chuvosos. Em outubro do ano passado, a Prefeitura abriu licitação para a contratação de uma empresa para asfaltar os 2,2 quilômetros iniciais da estrada. O certame foi vencido pela Ditrevi Engenharia, de Santa Cruz, pelo valor de R$ 3,84 milhões.
Os trabalhos começaram em abril deste ano com limpeza da área, preparação do solo e marcação topográfica. O projeto prevê ainda drenagem, terraplanagem e adequações do sistema de abastecimento de água que passa pela via e atende a rede hídrica da região. A previsão inicial para conclusão era de seis meses, prazo que se encerrou no último dia 2 de outubro. Em razão das adversidades climáticas, contudo, houve prorrogação.
Publicidade