Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

estado

Em vigor há dois anos, Programa Todo Jovem na Escola diminui a evasão escolar

Foto: Freepik.com

O vice-governador Gabriel Souza apresentou, nessa quinta-feira, 17, os números dos dois primeiros anos do programa Todo Jovem na Escola (TJE). O balanço, que mostra queda nas taxas de abandono escolar entre os participantes do programa, também foi apresentado pelas secretárias da Educação, Raquel Teixeira, e de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, e pelo diretor do Departamento de Planejamento Governamental (Deplan), Henrique Acosta.

“Conseguimos diminuir – entre os participantes do programa, que são os mais vulneráveis, ou seja, os de menor renda – as taxas de abandono e não conclusão do ano escolar. O governo do Estado está investindo R$ 240 milhões por ano nesse programa e, a partir destes números que apresentamos, acreditamos que estamos no caminho certo para melhorar os índices de abandono escolar no Rio Grande do Sul”, afirmou Gabriel.

LEIA TAMBÉM: Trabalho infantil recua 14,6% em um ano, segundo dados do IBGE

Publicidade

A análise mostra que 97% dos alunos que participaram do TJE em 2022 deram continuidade aos estudos em 2023. Além disso, 47% dos alunos que não participaram do programa em 2022 passaram a ser beneficiados no ano seguinte. O destaque foi para os indígenas, que tiveram uma queda no índice de abandono escolar de 7,6% para 4,4% de um ano para o outro.

Os números também mostram que em 2022 os não participantes do TJE tiveram 14% mais chances de abandonar os estudos do que os participantes do programa. Essas chances de abandono aumentaram para 62% entre os que ficaram de fora. Além da não participação do TJE, outros fatores são associados à evasão, como idade superior, ser do gênero masculino, raça/cor não branca e alunos residentes de zona urbana.


Crédito: Reprodução/Governo do Estado

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.