As péssimas condições da RSC-471, rodovia mantida pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), continuam gerando preocupações e reclamações entre os motoristas. Considerada um dos principais corredores de exportação do Estado, a via conecta a região Norte à região Sul, passando pelo centro do Rio Grande do Sul e chegando ao Porto de Rio Grande. No entanto, os usuários enfrentam desafios diários, especialmente no trecho de Encruzilhada do Sul a Canguçu, apontado como o mais crítico.
A deterioração da rodovia impacta diretamente o transporte de mercadorias, aumentando os riscos de acidentes e causando atrasos no escoamento de produtos essenciais para a economia local e nacional. Pensando nisso, um grupo de Santa Cruz do Sul, formado por seis empresas de transporte, contratou uma equipe para elaborar um vídeo que retrate as dificuldades vividas pelos caminhoneiros e demais usuários ao trafegarem pela estrada no trecho entre os quilômetros 233 e 253, em Encruzilhada.
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No vídeo, que circula nas redes sociais, é possível observar enormes buracos, alguns com 2,6 metros de largura, e veículos sendo obrigados a invadir a pista contrária para desviar dos perigos. Conforme o sócio-proprietário da Modal Transportes, João Pedro Heck, o material visa mobilizar a comunidade e mostrar a realidade enfrentada pelos motoristas. “A rodovia está intransitável, assim como a RSC-153. Estamos sofrendo nas mãos do governo, pois a estrada está sem condições de tráfego”, lamenta.
Heck, que tem uma frota de 70 caminhões que transportam tabaco, grãos e produtos de fábricas, ressalta os prejuízos. “Todos os veículos que passam pela 471 voltam com problemas, seja um pneu furado ou a suspensão danificada. O custo de manutenção é muito alto.”
Além da Modal Transportes, as empresas ACBJ Transportes, Transportadora Augusta, Extrhema Transportes, Klein Transportes e Transportes Mahler participam do grupo que busca soluções. Segundo o empresário, com as condições atuais da rodovia, as empresas de transporte cogitam utilizar uma rota alternativa, como a BR-116, passando pela cidade de Guaíba. “Seria uma medida paliativa até que se arrume a RSC-471, mas isso aumentaria em 200 quilômetros o trajeto”, explica.
Em julho, a Gazeta do Sul ouviu deputados estaduais da região e representantes de entidades. Todos ressaltaram a importância da RSC-471 para a logística estadual e destacaram a urgência de melhorias. No mês passado, um grupo de manifestantes realizou um ato às margens da rodovia, em Encruzilhada, clamando por maior atenção do Daer em relação à via. Na ocasião, também foi elaborado um abaixo-assinado, encaminhado ao governador Eduardo Leite.
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O Daer foi contatado, mas até o fechamento desta edição não houve retorno sobre o assunto.
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