A 39ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, maior festa germânica do Rio Grande do Sul, segue promovendo práticas sustentáveis com a utilização dos copos reutilizáveis, uma iniciativa que tem sido amplamente elogiada pelos visitantes nos últimos anos e que já representou seis toneladas de lixo a menos pelo parque desde que a medida foi adotada, em 2022, pela Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp).
Todos os pontos de gastronomia e bebidas do evento contam com o sistema, em que o copo reutilizável é comercializado pelo valor de R$ 6,00. Para se ter uma ideia do sucesso, em pesquisa de satisfação realizada na edição anterior, 66,3% dos visitantes apontaram a utilização dos copos eco como uma “ótima iniciativa”. “Foi uma quebra de paradigmas, principalmente pelo tamanho da operação e da festa, mas agora podemos dizer que está consolidada”, enfatiza o presidente da Assemp, Ricardo Bartz.
LEIA TAMBÉM: Palco Gazeta se consolida como espaço preferido dos visitantes da 39ª Oktoberfest
Publicidade
O sistema é o mesmo do ano passado: o Copo Eco é comercializado, ficando com o visitante como souvenir após o uso. Caso o visitante não queira adquirir o recipiente, tem a opção de trazer de casa o seu caneco. A comercialização de bebidas como água, refrigerante e chope dentro do parque será feita exclusivamente nos copos reutilizáveis ou canecos que sejam trazidos pelos visitantes de casa.
A responsabilidade pelo fornecimento dos copos ficará novamente a cargo da empresa Meu Copo Eco Comércio e Locações LTDA, de Florianópolis (SC). “Até aqui, a festa já evitou o uso de 500 mil copos descartáveis por ano, o que representa 60 toneladas de lixo a menos desde o início de nossa parceria. Os números e a aceitação do público confirmam que os copos reutilizáveis são uma excelente opção para reduzir o impacto ambiental”, destaca Martin Joufflineau, responsável pela empresa.
Publicidade