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EDUCAÇÃO

Livro analisa o Ensino Médio de tempo integral

Eder Silveira e Nayolanda Souza integram o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul. | Crédito: MAC Fotografias/Divulgação/GS

Os professores Éder da Silva Silveira e Nayolanda Coutinho Lobo Amorim de Souza lançaram o livro A política de ampliação do Ensino Médio de tempo integral – Impactos, sentidos e dilemas do tempo ampliado para as juventudes no Brasil. A publicação organizada por eles reúne, além de trabalhos autorais, textos de outros 22 pesquisadores acerca do tema e é publicada pela Editora da Universidade de Caxias do Sul (Educs).

Silveira, que integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação (PPGEdu) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), conta que o interesse por publicar um livro surgiu durante as interlucuções feitas por ele e Nayolanda – orientada por ele no doutorado – ao longo da pesquisa sobre a implementação da política de fomento à expansão do Ensino Médio de tempo integral na rede pública e a experiência das escolas do Rio Grande do Sul. “Temos visitado diferentes educandários em todas as regiões do Estado, produzindo e analisando dados que possam nos ajudar na qualificação das ações desenvolvidas, particularmente em relação à experiência curricular”, observa.

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Alguns dos itens analisados são: apresentação e análise da política a partir de seus contextos de influência; reflexões sobre as concepções de educação integral que fundamentam o Novo Ensino Médio e sua política de ampliação do tempo escolar; sequestro epistemológico da educação integral pelo neoliberalismo escolar; análises dos dispositivos normativos do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio de Tempo Integral; ampliação das desigualdades geradas pelo programa e seu impacto sobre as matrículas nas redes públicas estaduais do Brasil, entre outros.

O livro tem financiamento público pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Em função disso, pode ser acessado e baixado gratuitamente no site da Educs no formato PDF. “Considero importante essa divulgação para que escolas e educadores tenham acesso, visto que temos instituições implementando essa política na nossa região”, afirma o autor.

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