Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MULHERES

Exposição celebra superação na luta contra o câncer de mama 

Foto: Rafaelly Machado

Organizadores do projeto acompanharam a abertura da mostra na tarde dessa terça-feira

A Casa das Artes Regina Simonis abriu as portas na tarde de ontem para a quarta exposição fotográfica Decididas, organizada pela Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan). A mostra faz parte das ações do Outubro Rosa em Santa Cruz. Com fotos captadas pela fotógrafa Lu Pretzel, a exposição traz imagens de seis mulheres que enfrentaram o câncer de mama e decidiram lutar pela vida. As maquiagens foram feitas por Rafaela Müller e Neiziane Araújo. A decoração do ambiente ficou por conta da Dulce Decorações.

LEIA TAMBÉM: Parceria entre Miller Supermercados e Ana Nery vai ofertar exames pré-câncer gratuitos

A psicóloga da Aapecan, Grasiela Lopes, de 38 anos, ressaltou a importância da exposição itinerante, que neste ano ganhou espaço na Casa das Artes. “Nosso objetivo é estar na comunidade e trazer orientações sobre a prevenção do câncer de mama. Com a exposição de mulheres que já passaram por isso, mostramos que, além do câncer, existe uma vida. Essas mulheres enfrentaram o tratamento, as dificuldades, mas continuam lutando e se reerguendo.”

Publicidade

A Aapecan atende cerca de 270 mulheres na região, das quais em torno de 35 participam ativamente dos grupos de apoio. Segundo Grasiela, o projeto Decididas simboliza a coragem e a determinação de cada uma dessas mulheres. “Elas decidiram lutar e viver após o diagnóstico. Essa exposição leva à comunidade uma mensagem de esperança e a importância da prevenção”, afirma. O evento segue aberto ao público de forma gratuita até o próximo dia 17.

Incentivo ao cuidado

Entre as participantes do grupo de fotografias está a cuidadora de idosos Juraci Luisa de Oliveira, 55 anos, que participa das atividades da Aapecan. Ela descobriu o câncer de mama em 2021, por meio de exames de rotina. “Eu sempre fiz exames periódicos, a cada seis meses. Em setembro de 2021, foi quando apareceu, mas era uma coisa bem pequenininha, então fiquei tranquila, não me apavorei. Continuei trabalhando até o final do ano. Aí, em fevereiro de 2022, iniciei o tratamento e dali pra frente tudo correu bem. Em nenhum momento entrei em depressão, não precisei de tratamento psicológico. Fui bem tranquila durante todo o processo.”

Juraci foi diagnosticada em 2021

Sobre participar da exposição Decididas na Casa das Artes, Juraci ressaltou o significado pessoal disso. “Para mim, representa muito. É como se um mundo que estava escondido no passado tivesse aflorado. Foi muito bom viver esse momento e, melhor ainda, poder passar essa experiência para as pessoas ao meu redor.”

Publicidade

Para a presidente da Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul, mantenedora da Casa das Artes, Carolina Knies, 36 anos, é um momento importante para promover a conscientização. “Dentro da Casa das Artes, outros públicos terão acesso a essa informação sobre o câncer de mama.” Já a tesoureira, Régia Eichenberg, destacou que é uma forma de aproximar a Casa da causa. “É uma maneira de mais pessoas conhecerem o espaço e proporcionar uma troca entre cultura e saúde.”

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO CADERNO ELAS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.