Foram definidos nas eleições desse domingo, 6, quem serão os 17 parlamentares que integrarão a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul de 2025 a 2028. A nova legislatura terá quatro novos nomes, o que representa um índice de 23,5% de renovação. Dos atuais integrantes do Legislativo, 13 garantiram sua permanência para os próximos quatro anos.
O partido que mais ganhou cadeiras foi o PL, do prefeito eleito Sérgio Moraes, que passou de três para cinco vagas no Legislativo. Além de Rodrigo Rabuske (vereador mais votado da história), Edson Azeredo e Serginho Moraes, que garantiram a reeleição, a sigla ainda contará com Raul Hermes e Edson Sortica nos próximos quatro anos.
LEIA MAIS: Definida nova composição da Câmara de Vereadores de Santa Cruz; confira
Publicidade
Curiosamente, no pleito de 2020 a sigla não teve nenhum eleito para a Câmara. Rabuske e Moraes se elegeram concorrendo pelo PTB, enquanto Azeredo era suplente do PP, assumindo após o afastamento de Henrique Hermany. Todos eles migraram para o PL na janela partidária do início deste ano.
O PP, da atual prefeita Helena Hermany, também garantiu mais uma vaga no Legislativo municipal. Além de Ilário Keller e Jair Eich, que se reelegeram, agora a sigla também terá Gerson Vargas os representando.
Já o Podemos perdeu uma das duas cadeiras que tinha. Nas eleições desse domingo, Nicole Weber garantiu sua reeleição como a vereadora mais votada da história de Santa Cruz do Sul, enquanto Daiton Mergen não conseguiu manter sua vaga no Legislativo.
Publicidade
LEIA MAIS: Saiba quem foram os 100 candidatos mais votados em Santa Cruz para a Câmara
Outro partido que perdeu uma cadeira foi o Novo. Leonel Garibaldi manteve sua vaga na Câmara de Vereadores, enquanto Francisco Carlos Smidt, o Carlão, esteve concorrendo à majoritária. A votação da sigla no pleito desse domingo não garantiu a segunda vaga para o Legislativo.
Por fim, o PSDB também passou de duas para apenas uma vaga na Câmara de Vereadores. Licério Agnes se reelegeu; já Gerson Trevisan, atual presidente da casa, não garantiu sua permanência.
Publicidade
O PDT manteve sua cadeira no Legislativo, mas teve uma mudança no nome que a ocupava: após dois mandatos, Bruno Cesar Faller deixa a Câmara de Vereadores. Quem assumirá será Andrei Barboza, candidato mais votado do partido no pleito de 2024.
LEIA MAIS: Profissão, histórico na política; veja quem são os vereadores eleitos em Santa Cruz
Os demais partidos mantiveram o mesmo número de cadeiras e os mesmos nomes: o PT, com Alberto Heck; o Republicanos, com Bruna Molz e Raul Fritsch; e o União Brasil, com Professor Cleber.
Publicidade
Vereadores eleitos e seus mandatos
Confira abaixo a lista dos vereadores eleitos para a Câmara de Santa Cruz do Sul entre 2025 e 2028 e o número de mandatos de cada um (contando o próximo).
- Alberto Heck (PT) – 5º mandato
- Andrei Barboza (PDT) – 1º mandato
- Bruna Molz (Republicanos) – 3º mandato
- Edson Azeredo (PL) – 2º mandato
- Edson Sortica (PL) – 1º mandato
- Gerson Vargas (PP) – 1º mandato
- Ilário Keller (PP) – 8º mandato
- Jair Eich (PP) – 2º mandato
- Leonel Garibaldi (Novo) – 2º mandato
- Licério Agnes (PSDB) – 3º mandato
- Luisinho Ruas (PSB) – 4º mandato
- Nicole Weber (Podemos) – 2º mandato
- Professor Cleber (União Brasil) – 2º mandato
- Raul Fritsch (Republicanos) – 2º mandato
- Raul Hermes (PL) – 1º mandato
- Rodrigo Rabuske (PL) – 2º mandato
- Serginho Moraes (PL) – 2º mandato
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade