O Partido Progressista (PP) e o MDB serão os partidos com maior número de prefeitos em todo o Vale do Rio Pardo a partir do próximo ano, com oito cada. Na sequência, PDT, PSB e PL terão três representantes cada; PSDB, dois e PRD, um. Nas eleições de 2020, o PP e o MDB também garantiram maior número de prefeitos, com sete cada. Na sequência, PSB e PTB elegeram quatro representantes cada um e PDT, três. Outros três partidos conquistaram o comando de uma Prefeitura cada: DEM, PL e PSDB.
LEIA TAMBÉM: Profissão, histórico na política; veja quem são os vereadores eleitos em Santa Cruz
Entre os 16 municípios que integram a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), o MDB e o PP conquistaram maior número de prefeituras na eleição de ontem, com quatro. PSB elegeu três prefeitos; PL e PDT, dois e PSDB, um.
Publicidade
Na eleição de 2020, entre os municípios da Amvarp, o PP conquistou maior número de prefeituras, com quatro. MDB e PSB dividiram o segundo lugar, com três cada, seguidos pelo PTB, com duas. Outras quatro siglas passaram a comandar uma prefeitura: PL, PSDB, DEM e PDT.
LEIA TAMBÉM: ELEIÇÕES EM SANTA CRUZ: Sérgio Moraes é eleito prefeito com 47,13%
No confronto entre partidos de situação e de oposição, na eleição desse domingo, houve larga vantagem para os que estão no comando das prefeituras, com a eleição de 24 prefeitos nos 28 municípios. Catorze prefeitos conseguiram a reeleição, dos quais dois em chapa única.
Publicidade
Profissões
Entre as ocupações que os candidatos registraram no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o cargo de prefeito é o que mais aparece entre os eleitos de 2024, com nove, seguido de agricultor, com oito, em todo o Vale do Rio Pardo. Depois aparecem empresário e aposentado, com quatro cada um, e ainda vereador, motorista e outra profissão, com um cada. Depois de muitos anos, o Vale do Rio Pardo não terá mulheres no comando de prefeituras. Em 2020 houve a eleição de duas (Sinimbu e Santa Cruz do Sul). Em 2016, também duas mulheres conseguiram a eleição como prefeitas.
Composições
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA
Publicidade