As eleições deste domingo, 6, trouxeram mudanças importantes para a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, mas também confirmaram o apoio da população ao trabalho realizado nos últimos quatro anos. A reeleição de figuras como Nicole Weber e Leonel Garibaldi, que se destacaram no que eles mesmo defenderam como “vereadores fiscalizadores”, é um reflexo direto dessa aprovação. Nicole, aliás, fez história ao se tornar a mulher mais votada da história da cidade, enquanto Garibaldi também manteve sua cadeira devido à atuação nos últimos quatro anos.
Outro nome de destaque na nova legislatura é Bruna Molz, com notoriedade consolidada com sua defesa à causa animal. Atuação essa que a projetou até mesmo em nível estadual, e sua reeleição reforça o reconhecimento por esse trabalho. Por falar em em nomes já consolidados, seguirão na Câmara Cléber Pereira, Raul Fritsch, Serginho Moraes, Edson Azeredo, Alberto Heck, Licério Agnes, Ilário Keller, Jair Eich e Luizinho Ruas, mostrando que a trajetória política desses ainda é valorizada pela comunidade.
LEIA TAMBÉM: Definida nova composição da Câmara de Vereadores de Santa Cruz; confira
Publicidade
Apesar da manutenção de vários parlamentares, houve uma importante renovação. Andrei Barboza, jovem do PDT, conquistou uma cadeira, substituindo Bruno Faller. A chegada de Raul, do famoso Bar do Raul, e Edson Sortica, líder comunitário de Monte Alverne, também foram grandes novidades. Gerson Vargas, com experiência na gestão pública, especialmente na pasta de transportes e serviços urbanos no governo de Telmo Kirst, fecha a lista dos novos rostos no Legislativo.
No entanto, o grande fenômeno desta eleição foi Rodrigo Rabuske, que se tornou o vereador mais votado da história de Santa Cruz do Sul, com impressionantes 4.786 votos. Ele superou a votação de Helena Hermany, que em 2000 alcançou 3.680. Essa marca histórica ainda superou em 3 mil votos o número que o próprio Rodrigo havia alcançado na eleição de 2020. Antes no PTB, quando recebeu 1.449 votos, agora ele consolidou seu espaço na Câmara e se posiciona como uma liderança ainda mais forte para os próximos anos.
Aos 36 anos, o líder comunitário de Linha Pinheiral, contador, perito contábil e professor de Ciências Contábeis da Faculdade Dom Alberto, conseguiu romper as barreiras de seu reduto eleitoral ao adotar uma postura discreta e eficiente. Defensor da agricultura, fumicultura, educação e empreendedorismo, também se posicionou de forma firme em relação à duplicação da RSC-287. Sua presença em eventos regionais e sua atuação em pautas de interesse local fizeram dele uma figura pública acessível e que mostrou comprometimento
Publicidade
Rodrigo também foi o idealizador e presidente da Frente Parlamentar pela Desburocratização, além de ter sido responsável por leis que promoveram mais transparência no setor público. Entre elas, a obrigatoriedade da divulgação da lista de pacientes à espera de procedimentos no SUS e a publicização de informações sobre obras públicas. Sua liderança foi reconhecida pelos colegas em 2022, quando foi eleito presidente da Câmara por unanimidade, um feito inédito em décadas na política local.
A votação expressiva de Rodrigo Rabuske não é apenas um resultado deste pleito, mas um indicativo claro do que a população de Santa Cruz do Sul espera de um vereador: compromisso, transparência e trabalho constante. Além de consolidar sua posição no cenário atual, essa performance eleitoral já projeta uma forte influência nas eleições de 2028.
LEIA OUTRAS COLUNAS DO PORTAL GAZ
Publicidade