Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PT

João Pedro destaca tentativa de romper com a polarização

João Pedro e Marta avaliaram que a eleição serviu como ponte para a evolução do PT | Foto: William Thiel

Quarta colocada com 8,24% dos votos, a chapa pura do PT, composta por João Pedro Schmidt e Marta Nunes, reconheceu a vitória do PL de Sérgio Moraes por volta das 19 horas desse domingo, 6. João Pedro destacou a tentativa de romper a polarização política entre as famílias Moraes e Hermany em Santa Cruz do Sul e lamentou a votação, considerada abaixo das expectativas. Ainda assim, comemorou o número de votos obtido pelo partido, quase o dobro na comparação com a eleição passada.

“Dobrar a votação sempre é interessante para quem pensa no futuro”, disse. Falou ainda sobre a expectativa de alcançar uma segunda cadeira no Legislativo, o que acabou não se concretizando. Apesar do desempenho do candidato Frederico Silva, com 989 votos, a única cadeira da sigla continuou com Alberto Heck, que fez 1.206. “Há um crescimento importante, mesmo que a gente não consiga atingir todos os objetivos. Isso é próprio da política, você conquista uma posição agora e já mira o futuro.”

LEIA TAMBÉM: Carlão parabeniza Sérgio e Alex pela vitória; veja o que disse

Publicidade

De agora em diante, segundo Schmidt, o foco passa a ser as eleições gerais de 2026, mas sem deixar de lado as municipais de 2028. “Estamos confiantes de que fizemos tudo o que podíamos, fizemos certo. Embora os resultados não tenham sido os esperados, nós construímos uma ponte para o futuro, para retomar um lugar na política local, que é o que nós queremos.” A prática conhecida como voto útil, quando os eleitores mudam de candidato por considerar que o escolhido não tem chances, é o motivo apontado para a votação aquém do esperado.

“Sempre é assim, às vezes a terceira via que se apresenta rompe a polarização e às vezes se mantém, que é o que acabou acontecendo.” Ele entende que a vitória de Sérgio Moraes vai prejudicar muito o futuro da família Hermany e isso pode mudar completamente o contexto da política local de agora em diante. “Temos que observar esse cenário para estar dentro dele e, claro, agindo do melhor modo em favor do bem comum de Santa Cruz.”

A candidata a vice-prefeita, Marta Nunes, também enfatizou o crescimento em relação a 2020 e disse que a análise precisa ser feita para além dos números. “Estou muito feliz com o resultado da campanha em função da trajetória e de tudo o que fizemos até agora.”

Publicidade

Marta também citou o voto útil e disse ter sido abordada nas ruas e questionada acerca dessa possibilidade. “Tenho certeza que atrapalhou, porque a última pesquisa da Gazeta e as nossas internas indicavam um percentual maior e em crescimento.”

LEIA MAIS SOBRE POLÍTICA

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.