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CORRIDA ELEITORAL

Veja os planos dos candidatos à Prefeitura para a Infraestrutura em Santa Cruz

Foto: Albus Produtora

Prefeitura de Santa Cruz vai instituir o Programa Estadia Solidária Municipal

Concluindo a apresentação do que os candidatos à Prefeitura de Santa Cruz do Sul têm em seus planos de governo, a Gazeta do Sul traz as propostas para a infraestrutura. São ações voltadas para melhorar a mobilidade urbana e dar mais fluxo ao trânsito, ou incentivar a utilização de mecanismos alternativos de transporte, como as bicicletas.

Um consenso nos documentos cadastrados pelas campanhas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é a necessidade da revisão do Plano Diretor. Também há a defesa da conclusão do anel viário, ligando as zonas Sul e Norte, além da instalação de passarelas que representem mais segurança para os moradores, em especial sobre a BR-471 e a RSC-287.

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Carlão

Para Francisco Carlos Smidt (Novo), infraestrutura é fundamental para que o Santa Cruz atinja seu potencial total de diversificação econômica, atração de empresas e geração de emprego e renda. Hoje, defende a equipe de campanha, muito desse potencial é desperdiçado “justamente pela precariedade dessa infraestrutura”. Diante disso, reforça a necessidade de ações na área.

Principais propostas

  • Desenvolver o conceito de Cidade Inteligente, usando a tecnologia na melhora da infraestrutura para otimizar a mobilidade urbana e buscar soluções sustentáveis para o desenvolvimento.
  • Contratar ou criar um aplicativo para o envio e acompanhamento em tempo real de demandas dos cidadãos, como buracos na rua ou bueiros obstruídos.
  • Implantar políticas públicas permanentes de manutenção viária e das edificações públicas, bem como disponibilizar acessibilidade e ter um olhar sustentável, incorporando novas tecnologias.
  • Revisar o Plano Diretor de Urbanismo para aumentar o índice relacionado à altura máxima das edificações, a fim de promover maior adensamento no centro e reduzir a demanda por transporte individual.
  • Estruturar programa de ampliação e manutenção de calçadas e ciclovias.
  • Ampliar o programa de manutenção, conservação e desobstrução das galerias pluviais, bem como investir na ampliação da rede atual.
  • Verificar os pontos de alagamentos no município e ir em busca de soluções inteligentes para minimizar as enchentes.
  • Ampliar a rede de iluminação pública, bem como a manutenção permanente e viabilizar a instalação de um sistema com mais eficiência.
  • Trabalhar com as entidades e associações relacionadas ao turismo para identificar melhorias cabíveis em infraestrutura, visando apoiar investimentos no turismo receptivo.
  • Articular programa de saneamento rural, com vistas à preservação da saúde das comunidades rurais, bem como dos recursos naturais potencialmente atingidos pela falta de ações dessa natureza.
  • Manter uma busca constante por recursos para investimentos em infraestrutura no interior, como asfalto e apoio a novas sociedades hídricas.

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Helena

O plano de governo da candidata Helena Hermany (PP) trata sobre a conclusão do anel viário, que interliga as zonas Sul e Norte, desafogando o trânsito na área central. Além disso, trata da possibilidade de parcerias com os governos do Estado e federal para a construção de moradias, a fim de zerar o déficit habitacional. Conforme tem divulgado em programas eleitorais e debates, Helena planeja a construção de um teatro municipal, como forma de incentivar a cultura.

Principais propostas

  • Concluir o anel viário que interliga as zonas Sul e Norte com a pavimentação asfáltica da Linha Áustria e da Linha Travessa, conectando com a elevada que será implantada na RSC-287.
  • Ampliar a malha cicloviária de Santa Cruz do Sul, integrando esforços com as áreas de mobilidade urbana, esporte, turismo e saúde, para tornar o município uma referência junto aos diversos públicos que utilizam a bicicleta.
  • Melhorar as condições de circulação nos passeios da região central, promovendo a caminhada e incentivando a mobilidade a pé, com o objetivo de aumentar a presença de pedestres e ampliar a revitalização do centro da cidade.
  • Prosseguir com o plano de pavimentação, expandindo-o para novas vias, especialmente nos bairros e no interior, para melhorar a mobilidade e beneficiar a qualidade de vida dos residentes e o desenvolvimento urbano sustentável.
  • Recuperar e restaurar equipamentos e prédios públicos, valorizando e preservando o patrimônio arquitetônico, para preservar a identidade histórica e cultural da cidade.
  • Instalar passarelas nas áreas com alto fluxo de pedestres e tráfego intenso de veículos para melhorar a segurança e a fluidez da circulação.
  • Buscar parcerias com os governos federal e estadual para construir moradias dignas, a custo acessível ou zero, conforme o nível de vulnerabilidade das famílias. O objetivo é zerar o déficit habitacional do município.
  • Revisar o Plano Diretor buscando promover uma urbanização sustentável, adaptando as áreas urbanas às mudanças climáticas, com ênfase em práticas de construção resilientes e planejamento para mitigação de riscos ambientais.
  • Construir o Teatro Municipal de Santa Cruz do Sul. A ideia é fazer um espaço moderno e multifuncional destinado a eventos culturais, apresentações teatrais e atividades artísticas, para impulsionar a vida cultural e o acesso às artes na comunidade.

João Pedro

Iniciar as obras de macrodrenagem no meio urbano, reduzindo os riscos de enxurradas e enchentes. Esse é um dos pontos destacados pelo candidato João Pedro Schmidt (PT) em seu plano de governo para a infraestrutura. Ele sugere a introdução de técnicas inovadoras na construção e pavimentação, além de assegurar espaços seguros para caminhadas e ampliação das ciclovias. São iniciativas que casam com os seis temas que serviram de base para a elaboração de projetos.

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Principais propostas

  • Implantação gradativa da Tarifa Zero no transporte coletivo.
  • Criação de plataforma municipal para gestão de transporte por aplicativo (“Uber Público”), mediante parceria entre cooperativa de trabalhadores e Prefeitura, proporcionando retorno aos motoristas de 90% a 95% da tarifa cobrada por corrida.
  • Revisar o Plano Diretor de forma participativa, tendo como perspectiva o direito à cidade.
  • Interligar as ciclovias existentes e estudar a viabilidade da construção de novas.
  • Desenvolver programas de educação de trânsito para pedestres, ciclistas e motoristas.
  • Incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte e lazer e ampliar o número de bicicletários públicos.
  • Implantar passarelas em pontos de intenso fluxo de veículos, como na ligação entre bairros junto à BR-471 e RSC-287.
  • Implementar o Programa Municipal de Pavimentação, estudando a diversificação de materiais utilizados com base em critérios referentes à questão ambiental.
  • Estudar possibilidades alternativas de estacionamento na área central da cidade.
  • Realizar estudos sobre a implementação de sentido único nas vias urbanas.
  • Criar corredores de ônibus nas ruas Venâncio Aires e Tenente Coronel Brito.
  • Construir novas superparadas descentralizadas, de maneira a atender a área central e os bairros.
  • Ampliação da acessibilidade por meio de piso tátil, construção de novas rampas e instalação de semáforos com dispositivos sonoros.
  • Ampliar e melhorar a sinalização de trânsito nas vias públicas do interior do município.

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Sérgio

O candidato Sérgio Moraes (PL) defende a construção de um estacionamento subterrâneo na Praça Getúlio Vargas com a revitalização do local, proporcionando mais espaços de lazer para as pessoas. Esse tem sido um dos temas que vem pautando as falas do candidato, tanto nos programas eleitorais quanto nos debates entre os candidatos. Além disso, busca a implantação de mais vias de mão única, com a expansão das ciclovias e ciclofaixas. Devem ser identificadas as vias com maior incidência de acidentes para a promoção de ações resolutivas, otimizando o fluxo de veículos, mediante estudos científicos e com uso da tecnologia, para diminuir os conflitos no trânsito. Ainda destaca a intenção de construir um viaduto sobre a BR-471 e passarelas em áreas de grande risco.

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Principais propostas

  • Viabilizar o prolongamento de ruas (como a Thomaz Flores, ligando-a à Joaquim Murtinho, criando um corredor via Demétrio Ribeiro/Daltro Filho e ligando essa rua à Barão do Arroio Grande, desafogando as vias centrais da cidade). Além disso, busca criar anéis viários circundantes da cidade (com a pavimentação da Estrada de Linha Áustria ligando Linha Santa Cruz com a RSC-287, integrando esse eixo com a Estrada Dona Leopoldina, e pavimentação da Linha Travessa ligando Linha Santa Cruz a Rio Pardinho e ao Bairro Independência).
  • Implementar um projeto para aumentar a segurança de pedestres, pessoas com dificuldade de locomoção, ciclistas, motociclistas e motoristas no trânsito, prevenindo e combatendo a violência por meio de ações educativas e de conscientização, sinalização eficiente, instrumentos tecnológicos e melhoramento das condições das ruas e calçadas.
  • Realizar estudo para promover ações relativas à modicidade do valor da tarifa do transporte coletivo.
  • Instalar placas nos cruzamentos do interior, indicando as localidades, e adequar as pontes, reformando-as e sinalizando-as adequadamente.
  • Resolver a situação da travessia de veículos na BR-471, nas imediações do “Hospitalzinho” (por meio da implantação de uma trincheira para veículos com calçada para pedestres).
  • Garantir o acesso seguro aos loteamentos por intermédio de medidas de engenharia segura, como por exemplo área de refúgio, rotatória ou acostamento.

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