Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

IGREJA CATÓLICA

FOTOS: Ordenação de Itacir Brassiani como bispo da Diocese de Santa Cruz lota a Catedral

Dom Itacir Brassiani assumiu como bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul

A cerimônia de ordenação episcopal e posse do monsenhor Itacir Brassiani como novo bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul lotou a Catedral São João Batista na tarde deste domingo, 29. A celebração foi presidida por dom Leomar Brustolin, arcebispo de Santa Maria, e contou com a presença dos co-ordenantes dom Aloísio Dilli, bispo emérito de Santa Cruz do Sul, e dom Guilherme Antônio Werlang, bispo da Diocese de Lages, em Santa Catarina. A igreja recebeu diversas caravanas de fiéis vindos das 51 paróquias da região e até de outros estados.

A grande movimentação levou a Catedral a receber um dos maiores públicos da história. Todos os assentos estavam ocupados, bem como os corredores, laterais, fundos, mezanino e a frente do altar. Pontualmente às 15 horas, diáconos, padres e bispos de diferentes dioceses e arquidioceses entraram no templo e ocuparam seus lugares no altar, de onde acompanharam e participaram de todo o rito religioso.

LEIA MAIS: ENTREVISTA: Bispo detalha os planos para a Diocese de Santa Cruz

Publicidade



A ordenação episcopal do monsenhor Itacir Brassiani começou com a leitura do mandato apostólico enviado pelo Papa Francisco, bem como a nomeação de Roma. “Neste momento se nomeia o novo bispo de Santa Cruz e isto não é só uma ação canônica burocrática, não é um papel, é um processo que vem pela inspiração do Espírito Santo”, disse dom Leomar Brustolin enquanto conduzia a cerimônia. Ele agradeceu ainda a dom Aloísio Dilli pelos oito anos dedicados à diocese e pelo trabalho executado com excelência em tudo o que se propôs.

VEJA: VÍDEO: assista à posse do novo bispo da Diocese de Santa Cruz

Dom Leomar ressaltou os tempos difíceis em que vivemos e das complexidades que estão por vir no futuro. “Temos que ser a Igreja do diálogo. Estamos desaprendendo a dialogar e achando que quem não pensa como nós não pode nem se aproximar.” Uma das funções de Brassiani enquanto bispo, afirmou, será ouvir e promover a participação de todos nas atividades religiosas. Lembrou ainda que o Rio Grande do Sul é o Estado com a maior taxa proporcional de suicídios do País, um claro sinal de que a sociedade não está bem e precisa de amparo.

Publicidade

LEIA MAIS: ÁUDIO: “Estarei com os olhos e ouvidos atentos e com uma grande disposição para entender e acolher”, diz novo bispo

Prosseguiu então a ordenação com a imposição das mãos por todos os bispos presentes, a unção com óleo, a entrega do livro dos evangelhos e o recebimento das insígnias episcopais: o anel, que simboliza a fidelidade e a união entre o bispo e o povo; a mitra, um chapéu alto e pontudo que simboliza a autoridade espiritual; o báculo, uma espécie de cajado que representa o bispo como pastor espiritual; e a cruz peitoral, sinal visível de sua fé e responsabilidade como sucessor dos apóstolos.

Por fim, dom Itacir Brassiani, já como bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, assumiu a presidência da celebração eucarística e conduziu os trabalhos até o encerramento. Depois da comunhão, abençoou a congregação pela primeira vez.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.