Santa Cruz, um dos municípios mais afetados pelas chuvas e enchentes históricas de maio, sedia nesta sexta-feira, 27, o segundo encontro do ‘RS Sustentável: Cada Gota Conta – Para Mais ou Para Menos, o Debate Sobre Água é Agora’, a pauta da gestão do deputado Adolfo Brito (PP) na Presidência da Assembleia Legislativa. O anfiteatro da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), no bloco 18, recebe o evento.
LEIA TAMBÉM: Sicredi Vale do Rio Pardo celebra 105 anos de fundação
A série de seminários sobre Reservação de água, Irrigação e Piscicultura foi temporariamente suspensa por causa das cheias e subsequentes etapas de resgate, da recuperação emergencial da infraestrutura das regiões e do processo de reestruturação do Estado, que ainda segue. O primeiro simpósio aconteceu em Sobradinho, no dia 26 de abril.
Publicidade
“A Assembleia estava empenhada, nos últimos meses, com o restabelecimento do Estado, com projetos que ajudaram os gaúchos a obter recursos, convênios. Agora estamos retomando e contamos com várias entidades e lideranças que conhecem a matéria e que vão nos ajudar a formatar uma legislação que dê acesso à reservação de água às comunidades e aos agricultores, para que possam produzir mais e manter jovem no interior. Não podemos lembrar de armazenar apenas quando temos estiagens”, reforçou o chefe do Legislativo, ao explicar a dinâmica da pauta.
O ato de abertura começou às 9 horas com as explanações do presidente Adolfo Brito, de representante da Reitoria da Unisc, além de Marcelo Camardelli Rosa, secretário-adjunto da SEMA; Claudinei Baldissera, extensionista rural da Emater/Ascar-RS; Carmen Lúcia de Lima Helfer, vice-presidente do Corede/Vale do Rio Pardo; Simone Schneider, secretária municipal do Meio Ambiente; e Gerson Trevisan, presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz.
LEIA TAMBÉM: Novos semáforos da Rua Venâncio Aires entram em funcionamento
Publicidade
Os painéis temáticos iniciaram às 10 horas e vão ser apresentados por José Enoir Daniel, assessor técnico do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da ALRS; Cassio Arend, advogado e doutor em Direito Ambiental; Alexandre Hahn, técnico em agronegócio; e Idioney Oliveira Vieira, presidente do Fórum dos Coredes RS. O jornalista Rodrigo Lopes media as participações.
A ideia central consiste em discutir e elencar alternativas que direcionem para a elaboração de um Marco Legal a ser ratificado pelo Parlamento. Projetos que possam enfrentar a raiz dos problemas recorrentes em períodos de seca a partir de propostas de armazenagem de água e sistemas irrigatórios, e que garantam produção agrícola sustentável e segurança jurídica.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade