Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

primeira edição

Seminário ‘Mulheres: Ação e Inspiração’ debate sobre empreendedorismo feminino

Foto: Iuri Fardin

Seminário realizado no Coworking Cultural, com bom público, foi uma das iniciativas da Coordenadoria da Mulher neste ano

A Coordenadoria Municipal da Mulher (CMM) de Santa Cruz do Sul realizou na tarde dessa terça-feira, 24, a primeira edição do seminário Mulheres: Ação e Inspiração. Voltado ao empreendedorismo feminino e com foco em mulheres em situação de vulnerabilidade social, o evento recebeu quatro palestrantes no Coworking Cultural. Elas abordaram diferentes temáticas com o público, como organização da rotina de trabalho em casa, uso de redes sociais para pequenos negócios, formalização do negócio e fidelização do cliente.

LEIA TAMBÉM: Chuva preocupa moradores de Santa Cruz, mas Defesa Civil diz que Rio Pardinho está sob controle

Conforme a coordenadora Fátima Gilvandra Rodrigues, a CMM realizou várias iniciativas neste ano, tanto para o público jovem como para mulheres idosas, em que foram tratadas pautas como violência doméstica e direitos da mulher. Agora, o foco é o empreendedorismo. “Eu gosto muito desse tema e percebi que era a hora de trazermos algo profissionalizante, que desse oportunidade para as mulheres poderem olhar para seus próprios negócios de uma forma mais profissional e empreendedora”, ressalta.

Publicidade

No entendimento de Fátima, muitos casos de violência física ou psicológica estão ligados à falta de autonomia da mulher no lar e no relacionamento. Um dos caminhos para sair dessa situação, segundo ela, é a busca por conhecimento para conduzir os próprios empreendimentos e assim ingressar no mercado de trabalho.

“A nossa ideia para o futuro é proporcionar uma roda de negócios onde elas poderão trocar informações e experiências e fazer o networking, para realmente profissionalizarmos essas mulheres”, acrescenta.

O encontro proporcionou aprendizados desde a abertura do negócio e escolha dos produtos até a formalização, uso de redes sociais para prospectar clientes e alavancar as vendas e fidelização dos consumidores. “Temos muitos outros assuntos ainda para abordar, como a educação financeira.” Fátima enfatiza que é fundamental saber separar o orçamento pessoal do caixa da empresa. “É preciso saber como crescer e fazer do próprio negócio um negócio de fato.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Seacom e Colóquio vão debater emergência climática na Unisc; veja programação

As mulheres que já empreendem, mas não se consideram empreendedoras, também tiveram um espaço especial no seminário. “Geralmente elas não olham para aquilo que fazem como um negócio, não se enxergam como empreendedoras”, frisa a coordenadora.

Alguns exemplos são pessoas que vendem pães e artesanatos, ou mesmo as prestadoras de serviço, como diaristas, costureiras e outros ofícios. Por fim, aprenderam estratégias para manter contato e fidelizar os clientes a partir da qualidade dos produtos ou serviços.

Publicidade

Palestras

  • Organizando uma rotina de trabalho em casa
    • Paula Antinarelli (personal organizer)
  • Redes sociais para pequenos negócios
    • Luana Flores (formada em Processos Gerenciais e pós-graduada em Educação e Meios Digitais)
  • Formalização do negócio
    • Nicole Severo (agente administrativa do Sebrae)
  • Encantar e fidelizar o cliente
    • Nadiane Nardi (CEO do Instituto IBEC e mentora do Empodera Mulheres)

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.