Formado por arquitetos, publicitários, promotores de eventos e voluntários de Santa Cruz e Sinimbu, o movimento Por Sinimbu dedica seu tempo e expertise para a reconstrução do município, com ações que devem se estender até o final do ano. Em parceria com a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Sinimbu (Cacis), o movimento busca revitalizar o comércio local, promovendo desenvolvimento e novas oportunidades.
O primeiro grande evento promovido pelo movimento foi o Old School Day – Por Sinimbu, realizado em junho, menos de dois meses após a tragédia. O momento reuniu mais de quatro mil visitantes, com atrações musicais e 30 expositores locais, gerando aproximadamente R$ 100 mil em vendas. “O Old School Day foi emblemático, um símbolo de força”, comenta Alessandra Bischoff Fischer, publicitária e voluntária do movimento.
LEIA TAMBÉM: Chuva preocupa moradores de Santa Cruz, mas Defesa Civil diz que Rio Pardinho está sob controle
Publicidade
Novas forças se unem ao movimento
Recentemente, novas voluntárias se uniram ao movimento. Luciana Cassaboni, professora do curso de Gastronomia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), se uniu a Fabiane Mendes Grudzinski, gastrônoma e escritora, para liderar o projeto de reestruturação da gastronomia local, criando um roteiro gastronômico inspirado nas tradições germânicas. “Estar no movimento Por Sinimbu é a oportunidade de construir boas memórias, preservar a cultura e unir pessoas. Sou grata por compartilhar sonhos e conhecimento com tantas pessoas merecedoras. Estamos juntos em prol de uma gastronomia mais forte e representativa de nosso povo”, revela Fabiane.
Viviane Schuch Rizzolo, criadora de conteúdo digital, está à frente da revitalização do artesanato local e ajudará na organização e decoração do evento de Natal. Viviane acredita no potencial criativo de Sinimbu. “Minha conexão com a cidade é profunda. Cresci ouvindo histórias da infância da minha mãe aqui, e agora estou ajudando a cidade a se reerguer, organizando projetos com os artesãos locais e colaborando com a decoração do evento de Natal”, diz.
Natal: um símbolo de esperança e união
O evento natalino será o grande marco das ações do movimento, unindo comerciantes e voluntários para celebrar a força e a solidariedade do povo de Sinimbu. “Esta celebração ganha um significado ainda mais profundo, pois representa a força da comunidade em superar as adversidades. O evento natalino será o grande marco das ações do movimento, unindo comerciantes e voluntários para celebrar a força e a solidariedade”, conclui Alessandra.
Publicidade
LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade