Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

EM ACOMPANHAMENTO

Chuva preocupa moradores de Santa Cruz, mas Defesa Civil diz que Rio Pardinho está sob controle

O alto volume de chuvas em Santa Cruz do Sul e região nesta semana tem preocupado os moradores. A situação, no entanto, é monitorada pela Defesa Civil e está controlada.

Em maio, muitas famílias precisaram sair de suas casas por risco de deslizamentos no Bairro Belvedere, e pela inundação do Rio Pardinho, no Várzea e localidade de Navegantes. A mediação do rio que inundou há quatro meses atrás é realizada periodicamente pelo órgão: marcou 1,10m às 18h12 desta quarta-feira, 25, última vez que foi medido; antes, 1 metro às 9h50 do mesmo dia.

LEIA TAMBÉM: UPA Central começa a funcionar em Santa Cruz nesta sexta-feira

Publicidade

Os dados indicam um avanço lento e pouco provável de inundação, segundo o órgão competente. “O risco de chuva intensa reduziu bastante. Ainda está imprevisível essa situação [enchente]”, explica Claiton Luis Kolling, coordenador da Defesa Civil de Santa Cruz do Sul. Antes das enchentes, a cota de inundação do Rio Pardinho era de 7,20m. Após os assoreamentos realizados em decorrência dos eventos extremos, ainda não há um parâmetro exato.

Mesmo com a pouca probabilidade da situação se alarmar, a Defesa Civil municipal já realiza ações preventivas para caso os índices de chuva, pressão ou direção do vento aumentem e gerem risco à população. “Já acionamos para ficarem em prontidão a Secretaria de Desenvolvimento Social, da Habitação, de Serviços Públicos, a Guarda Municipal e também a Secretaria do Meio Ambiente, caso alguém seja acolhido e precise que seu pet seja levado junto”, diz o coordenador.

Tanto para os bairros Várzea e Belvedere, o representante da entidade afirma que os avisos serão sonoros, com equipes a postos para realocar as pessoas para abrigos, caso necessário. Além disso, ele também informou que lonas já estão organizadas para serem entregues, caso algum granizo prejudique a estrutura dos telhados.

Publicidade

Mesmo com as condições estáveis, é necessário que os moradores observem a situação de suas residências e se necessário, acionem os contatos de emergência: 199 (Defesa Civil), 153 (Guarda Municipal) ou 193 (Bombeiros).

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.