Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Igreja realiza culto gaúcho neste sábado em Santa Cruz

Eventos costumam ter grande participação da comunidade

A Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), por meio da Comunidade Evangélica da Santa Cruz, vai realizar um culto gaúcho neste sábado, às 19 horas. A celebração será na igreja localizada na Rua Carlos Trein Filho, 1.244, no Centro. A organização salienta que se trata de um culto ecumênico e podem participar cristãos de todas as denominações religiosas.

LEIA TAMBÉM: Semana Farroupilha chega ao fim com mateada e muita integração

Conforme o pastor Edelberto Stachovski, o culto gaúcho é celebrado há muitos anos na IELB de Santa Cruz em setembro. A liturgia é baseada na missa crioula criada pelo padre Paulo Aripe, conhecido como Padre Potrilho, grande incentivador do tradicionalismo. “Esse culto é celebrado por muitas comunidades da nossa igreja aqui no Estado e também em outros, onde há pessoas que cultivam a cultura gaúcha”, observa. Quem quiser pode comparecer pilchado.

Publicidade

Os hinos cantados na celebração serão baseados em clássicos da música gaúcha. Além dos demais instrumentos, serão acompanhados pelo gaiteiro Nicolauzinho, de Lajeado.

Celebração

No último domingo, a Comunidade Bom Pastor, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB), também realizou um culto gaúcho. Conduzido pelo pastor Samuel Gausmann, o evento teve como objetivo aliar a espiritualidade ao tradicionalismo. Duas temáticas foram destacadas: os 200 anos da chegada dos luteranos ao Brasil e a reconstrução do Rio Grande do Sul após os eventos climáticos extremos de abril e maio. “Também costumamos convidar alguma entidade. Neste ano foi o CTG Lanceiros de Santa Cruz”, observa.

LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.