Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ DO SUL

Semana Farroupilha chega ao fim com mateada e muita integração

Foto: Rodrigo Assmann

Tradicionalistas promoveram mateada durante as celebrações do Dia do Gaúcho

O mau tempo não impediu os santa-cruzenses de festejarem o Dia do Gaúcho. Com o tradicional desfile farroupilha adiado para este domingo, as comemorações no CTG Estância Alegre, situado nas margens da BR-471, marcaram o encerramento da Semana Farroupilha no município.  Ainda pela manhã, a entidade recebeu a Chama Crioula da Brigada Militar, dando início à última ronda farroupilha. E em clima de confraternização, as portas foram abertas à comunidade a partir do meio-dia, com um carreteiro que reuniu 120 pessoas.

O ponto alto foi a mateada, que proporcionou a integração entre prendas e peões. A atividade foi seguida pela tertúlia, encontro entre artistas tradicionalistas da região. No palco do Estância Alegre, o grupo Gente Gaudéria embalou a tarde com clássicos da música gaúcha. Ao final, a Chama Crioula foi apagada, marcando o fim da Semana Farroupilha 2024.

LEIA TAMBÉM: Mas bah tchê, que dia especial!

Publicidade

Para o patrão do CTG, Marcos Ricardo de Azevedo, foi uma honra sediar o encerramento das festividades e receber a população, em especial as crianças, que podem se interessar pela cultura gaúcha e fazer parte do movimento. “É um momento de muita paixão para nós e que aguardamos ansiosamente todo ano. E queremos que os mais novos possam se unir e dar sequência”, afirmou.

A nova geração assume o protagonismo

Camila da Silva, prenda veterana do CTG Estância Alegre, pertence a um grupo de jovens que futuramente será responsável por manter a entidade ativa. Aos 28 anos, a instrutora de confeitaria defendeu a importância de preservar os valores do tradicionalismo. “Os pequenos nos veem como uma referência, especialmente pelos modos e o respeito com os mais velhos. E é uma responsabilidade muito grande que assumimos, cultivar os valores e o respeito”, afirmou Camila, envolvida com a cultura gaúcha há 18 anos.

Pedro Henrique Simon e Camila da Silva

O militar Pedro Henrique Simon, 20 anos, pretende dar continuidade ao legado dos familiares que fazem parte da história do Estância Alegre. A exemplo do avô, Antônio Alci Ramos Moisés, que o levou para o CTG, espera estimular mais jovens a participar do movimento tradicionalista. “Foi uma porta importante que se abriu na minha vida e espero contribuir, incentivando as crianças a participar das invernadas”, disse.

Publicidade

LEIA MAIS: Desfile Farroupilha em Santa Cruz é transferido para domingo

Desfiles são transferidos para domingo

O tempo instável da manhã de sexta-feira motivou a transferência dos desfiles do dia 20 de setembro no Vale do Rio Pardo. As tradicionais celebrações do Dia do Gaúcho foram adiadas para domingo em Santa Cruz do Sul e também em Rio Pardo.

A chuva constante e com volume por volta dos 20 milímetros durou quase toda a manhã e obrigou as organizações a tomarem essa decisão, ainda que o tempo tenha firmado no restante do dia. Em Venâncio Aires, o adiamento foi para a tarde e o evento ocorreu normalmente.

Publicidade

Inicialmente previsto para começar às 9h30 de sexta-feira, o desfile em Santa Cruz vai ocorrer neste domingo, às 15 horas, também na Rua Ernesto Alves.

LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.