Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

NA BRASA

Semana Farroupilha movimenta os açougues

Foto: Alencar da Rosa

Mauro Ferla: além do costelão, vazio também é um dos cortes preferidos pelos clientes

Tradicional em todos os encontros de família, de amigos e até mesmo empresariais no Rio Grande do Sul, o churrasco ganha ainda mais destaque durante o mês de setembro. Com diversos eventos no âmbito da programação da Semana Farroupilha, o movimento nos açougues e a demanda por carnes específicas para a churrasqueira aumentam. Para garantir bom resultado, contudo, é preciso escolher os cortes certos ter atenção a outros fatores que podem melhorar a textura e o sabor.

Atento a esse aspecto, o Supermercado Miller intensifica o trabalho. Conforme o gerente comercial Mauro Ferla, o aumento na procura é de cerca de 10% comparado com os demais meses do ano e é percebido há muito tempo. A costela é a preferida e lidera as vendas, mas picanha, maminha e entrecot também se sobressaem. Outra questão relevante para os consumidores é o preço. Ainda segundo Ferla, não há variação significativa em relação a 2023.

LEIA TAMBÉM: Ike+: “Ronda dos Festejos Farroupilhas no CTG Laço Velho”

Publicidade

Uma das mudanças percebidas pelos comerciantes é o método usado para o preparo do churrasco. Aos poucos, os espetos vão dando lugar às grelhas e às parrillas, equipamentos tradicionais nos países vizinhos, como Argentina e Uruguai, e que estão conquistando os brasileiros. Em função disso, mudam também os cortes.

Conforme o açougueiro Matheus Henrique da Silva, do Mercado Terra Nostra, o novo hábito é perceptível. “O pessoal está pegando o jeito da grelha. Antigamente, a costela era só para espeto; agora, os clientes pedem em tiras”, afirma. Vazio e outros cortes em medalhões, como picanha e entrecot, também são melhores para esse preparo e ainda indicados para assadores não tão experientes. “Os cortes nobres são mais fáceis de acertar. Mesmo quando você erra, eles ficam bons”, afirma.

Também açougueiro, Gildomar Bilhão revela que a Semana Farroupilha já chegou a dobrar as vendas em alguns anos. “Sai muito o costelão, mas também a costela bovina, a costela de porco e o vazio, bem como carne de ovelha, de que temos demanda crescente nesse período.”

Publicidade

Dicas valiosas de um assador profissional

Com 46 anos de idade, Anderson Adriano Martim é um dos assadores do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropeiros da Amizade, de Santa Cruz do Sul. Com 15 anos de dedicação à atividade, e já tendo preparado churrasco para 400 pessoas, ele orienta: é fundamental limpar a carne para tirar excesso de gordura, fibras e outras imperfeições que podem impactar negativamente o produto final.

LEIA TAMBÉM: Empresas vencedoras do Prêmio Exportação RS compartilham estratégias em evento

Em relação aos cortes para o espeto, recomenda os longos, como a costela. “É o jeito mais fácil de assar.” Martim afirma que prefere sempre a carne fresca resfriada em detrimento das congeladas e embaladas a vácuo. “É uma questão de sabor. Existe diferença”, frisa.

Publicidade

Limpar a carne, tirando excessos de gordura, é uma das dicas do assador Afonso Martim

O sal deve ser do tipo grosso e colocado à vontade. “A carne vai pegar só o que precisa do sal; depois bate ela e pode servir.” Para acertar o ponto, a dica é prestar atenção no aspecto externo e tirar lascas para ver como está a parte interna.

“O segredo é ficar virando. Vai até a ponta da churrasqueira e, quando terminar, pode começar a virar novamente.” Ao atingir o ponto desejado, basta afastar do fogo – que deve ser sempre forte – até a hora de levar à mesa. Ao fim da refeição, as sobras podem ser incluídas em muitos outros pratos, como carreteiro, puchero, ao molho ou com macarrão. “Sempre pode ser reaproveitado”, conclui Martim.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.