Em razão do feriado desta sexta-feira, 20, quando se comemora o Dia do Gaúcho, os estabelecimentos comerciais e de serviços terão mudanças no funcionamento em Santa Cruz do Sul. Algumas empresas vão alterar o sistema de atendimento, como os supermercados. Já o comércio, no geral, não deve abrir.
Neste dia 20 de setembro, a comunidade santa-cruzense poderá conferir o tradicional desfile farroupilha. Com início às 9h30 na Rua Ernesto Alves, a atividade contará com a participação de cerca de 45 entidades. No mesmo dia, às 15 horas, haverá mateada com animação do Grupo Gente Gaudéria, no CTG Estância Alegre.
LEIA TAMBÉM: Frente fria trará chuva forte e tempestades; veja a previsão
Publicidade
Em função do desfile, o trânsito na região central terá modificações. A partir das 7 horas, diversas vias serão bloqueadas para veículos. Além da Rua Ernesto Alves, estará fechada a Assis Brasil, nas esquinas com Galvão Costa, Tiradentes, Sete de Setembro, Borges de Medeiros, Júlio de Castilhos, Fernando Abott e Senador Pinheiro Machado.
Também deve ficar bloqueada a Venâncio Aires com a Senador Pinheiro Machado, Ramiro Barcelos, Sete de Setembro, 28 de Setembro e Avenida Independência, além do cruzamento entre a Coronel Brito e a Galvão Costa. Na rótula do 2001, a Avenida Independência também estará fechada para o cruzamento de veículos.
Conforme a organização dos Festejos Farroupilhas em Santa Cruz, o desfile será cancelado em caso de chuva. Segundo Jacson Franco, líder da coordenação, a decisão se deu por questões de segurança do público, pois se fosse alterado para domingo, como estava previsto, coincidiria com a 17ª Rústica Estadual e 6ª Meia Maratona de Santa Cruz do Sul.
Publicidade
Fique atento
Feiras rurais
A Feira Central, perto do Fórum, não abrirá nesta sexta-feira. As demais funcionarão normalmente no sábado, das 6 horas ao meio-dia.
Supermercados
Conforme o Sindigêneros Vales do Rio Pardo e Taquari, hipermercados, atacarejos, supermercados, minimercados e armazéns, entre outros, estão autorizados a abrir com o uso de mão de obra laboral no feriado. O horário será o mesmo de domingo, conforme o regime de cada empresa.
LEIA TAMBÉM: Santa-cruzense é preso ao ser flagrado transportando 75 mil maços de cigarros paraguaios
Publicidade
Coleta de lixo
A Conesul Soluções Ambientais vai operar normalmente. Já a Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz (Coomcat) atenderá na próxima segunda-feira os bairros que receberiam a coleta seletiva solidária neste feriado. No sábado, a cooperativa vai atender normalmente.
Shopping
O Shopping Santa Cruz abrirá a praça de alimentação e os espaços de lazer das 11 às 22 horas durante o feriado. O funcionamento das lojas é facultativo.
Estacionamento rotativo
O Rapidinho não fará cobranças no feriado e no sábado. O estacionamento rotativo voltará a funcionar na próxima segunda-feira.
Publicidade
Plantão noturno na saúde
O atendimento noturno na UBS Cohab ocorrerá normalmente nesta sexta, entre 18 horas e meia-noite. No sábado, o atendimento será das 8 às 18 horas. Na ESF Linha Santa Cruz, o funcionamento no feriado será das 18 às 22 horas.
Transporte
O Consórcio TCS, responsável pelo transporte coletivo urbano de Santa Cruz, informou que os ônibus vão operar no horário de domingo.
LEIA TAMBÉM: Partidos acolhem sugestão e não realizarão carreatas em Santa Cruz
Publicidade
Água e energia
A RGE trabalhará em regime de plantão no feriado. Os clientes poderão acessar os canais de atendimento pelo aplicativo, no site (rge-rs.com.br) e pelo contato 0800 970 0900. Em caso de falta de energia, o código de cliente na fatura de energia poderá ser encaminhado para o número 27350. A Corsan vai trabalhar com o mesmo sistema, e o número de atendimento é o 0800 646 6444.
Serviços essenciais
Os serviços essenciais funcionarão normalmente, entre eles o Centro Materno Infantil (Cemai); Hospitalzinho; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Pronto Atendimento Municipal do Hospital Santa Cruz; UPA do Bairro Esmeralda; Guarda Municipal e Guarda Municipal e de Trânsito; Abrigo Municipal Feminino e Masculino; Albergue e Setor de Inspeção Municipal (SIM), além do setor de varrição manual.
Em regime de plantão, funcionarão a Casa de Passagem para Mulheres em situação de violência; Setor de Transportes (motoristas de plantão); Conselho Tutelar; Setor de Hidráulica; Centro de Atendimento Psicossocial para Álcool e Drogas (Caps AD) e setores de Iluminação e Semáforos. O setor de varrição manual acompanhará o desfile amanhã. No sábado, na região central, terá atuação normal.