Trajando camisetas amarelas, portando balões e cantando músicas com mensagens de positividade, um grupo de cerca de 40 pessoas, entre profissionais da saúde, usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e familiares, percorreram na tarde desta terça-feira, 17, a Rua Marechal Floriano para lembrar que saúde mental precisa de cuidados. A Caminhada pela Vida é uma das atividades que integra a programação do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.
A concentração aconteceu pouco antes das 15 horas na Praça Getúlio Vargas, de onde os participantes saíram em direção à Praça da Bandeira. Durante o percurso, eles distribuíram marcadores de página para informar a população sobre a campanha e chamar a atenção para a importância de se estar atento aos menores sinais de sofrimento psíquico. Na chegada à Praça da Bandeira tiraram fotos na escadaria e se divertiram com muita música e recreação.
LEIA TAMBÉM: Como identificar depressão na adolescência? Saiba os principais sintomas
Publicidade
Conforme o psicólogo do Caps II, Cleverson Roberto Ferreira, a caminhada teve como foco conscientizar as pessoas para a necessidade de atenção à saúde mental. Ele ressaltou que o sofrimento psíquico impacta negativamente na qualidade de vida e afirmou que nesses casos é preciso buscar ajuda para que a situação não se agrave.
“Assim como estamos atentos a nossa saúde física e vamos a um posto de saúde quando sentimos dor, com a saúde mental não é diferente. Podemos buscar apoio fazendo uma consulta no posto de saúde, as equipes têm condição de ajudar e, quando necessário, encaminhar para um serviço especializado. Cuidar do corpo, das emoções e da mente é promover a própria vida”, disse.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙