Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Alunos do Senai Santa Cruz participam da WorldSkills

Dois santa-cruzenses fazem parte da comitiva de representantes do Brasil no evento

Dois alunos da unidade de Santa Cruz do Sul do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) estão em Lyon, na França, participando da 47ª WorldSkills. Também conhecida como Torneio Internacional de Educação Profissional, é considerada a maior competição de profissões do mundo e realizada bianualmente desde 1950. Dos cinco gaúchos classificados, dois são santa-cruzenses: Matheus Kern Eichnerr e Matheus Maus Gassen. Eles vão competir na ocupação de robótica móvel.

Conforme o diretor do Senai Santa Cruz, Daniel Machado, os dois jovens já haviam participado e vencido a seletiva nacional, realizada em outubro do ano passado. Foram 243 equipes inscritas, com um total de 274 participantes para 33 ocupações.

LEIA TAMBÉM: Instituições de Santa Cruz recebem os candidatos

Publicidade

As provas mobilizaram 252 avaliadores e foram divididas entre online (12) e presenciais (21), realizadas em unidades do Senai de Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Algumas ocupações são em grupo, outras individuais.

Machado destaca ainda que pela terceira edição consecutiva da World Skills, os representantes brasileiros da modalidade de robótica móvel são alunos do Senai de Santa Cruz. “O evento é muito grande, todas as nações que investem nessa área de competições tecnológicas estão lá”, enfatiza. Além do evidente aprendizado técnico conquistado no período de preparação, o diretor chama a atenção para o ganho nas habilidades comportamentais, as chamadas soft skills. “Tem toda a questão do networking, exposição e crescimento em termos culturais.”

A World Skills reúne cerca de 1,5 mil competidores de mais de 60 países no Eurexpo, o maior parque de exposições da França. “O aluno que entra nesse projeto é exposto a outros conhecimentos e treinamentos que o capacitam de forma mais eficiente para representar o Brasil.”

Publicidade

O projeto e as peças do robô foram desenvolvidos antecipadamente. Durante a competição, o equipamento precisa ser montado e desempenhar uma série de tarefas. Nesta edição, o desafio é voltado à agricultura. Os vencedores serão conhecidos na noite deste domingo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.