Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

saúde

Uso excessivo de energéticos pode causar riscos cardíacos, alerta Socergs

Foto: Pixabay

As bebidas, conhecidas por suas altas doses de cafeína e outros estimulantes, caíram no gosto da população. No entanto, quando consumidas em excesso, podem causar graves complicações cardiovasculares, tanto em indivíduos saudáveis quanto naqueles com problemas cardíacos. O alerta é da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (Socergs).

O presidente da Socergs, Dr. Luis Beck da Silva, explica que o consumo excessivo de energéticos pode alterar significativamente o ritmo cardíaco e provocar arritmias, que são alterações no ritmo do coração com variados graus de gravidade.

LEIA TAMBÉM: Três tipos de alimentos que você deve evitar se tem ansiedade

Publicidade

“Para pessoas saudáveis, os energéticos podem resultar em aumento da frequência cardíaca e distúrbios no sono. No entanto, em pacientes com doenças cardíacas pré-existentes, esses riscos são ampliados, podendo levar a condições graves como insuficiência cardíaca e até infarto do miocárdio”, afirma.

Os energéticos afetam o sistema nervoso central e cardiovascular, podendo resultar em insônia e cansaço extremo. Para aqueles com condições cardíacas, esses efeitos são ainda mais prejudiciais, podendo exacerbar sintomas e levar a complicações significativas.

A Socergs recomenda que, em caso de sintomas cardíacos ou qualquer desconforto relacionado ao consumo de energéticos, os indivíduos procurem por assistência médica.

Publicidade

LEIA MAIS DE SAÚDE E BEM-ESTAR

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.