O Setembro Amarelo surgiu em 2015 e se caracteriza como uma campanha de prevenção ao suicídio. Em razão disso, passaram a ser realizadas atividades com o objetivo de conscientizar sobre o tema. Em Santa Cruz do Sul, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu mais uma edição dos Jogos de Integração nessa quarta-feira, 11, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) .
A atividade reuniu em torno de 400 pessoas. Os participantes tiveram uma gincana formada por equipes que exigiam a realização de atividades esportivas e dinâmicas. Eles também tiveram à disposição serviços por meio de uma feira de saúde com parceiros do evento.
LEIA MAIS: Personagens de Divertida Mente inspiram gincana de saúde mental
Publicidade
No estande da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a moradora do Bairro Ana Nery Marilena Michels aproveitou para conferir a saúde. Aos 63 anos, ela mantém uma rotina de cuidados. “Vim para ver a saúde e já soube que minha flexibilidade não está muito boa. Mas é bom se informar”, brincou. Participando pela primeira vez dos Jogos de Integração a convite das agentes do posto de saúde do seu bairro, Marilena elogiou a organização. “Eu acho muito importante para as pessoas poderem sair de casa e se distrair. É uma ótima iniciativa”, elogiou.
O movimento também era intenso na gincana das equipes. No campo onde os jogos eram realizados, Florentina Silveira da Rosa, de 69 anos, observava a movimentação dos competidores. Participando pela terceira vez, a moradora do Bairro Mãe de Deus mostrava-se animada. Florentina esteve no evento a partir de convite da equipe do Caps II, que frequentou durante seu tratamento, mas hoje já garantiu alta.
LEIA TAMBÉM: Ernestão destaca o talento dos alunos de Santa Cruz
Publicidade
Saúde mental em destaque
Em entrevista para a Rádio Gazeta FM 107,9, Ricardo Lautert, oficineiro de Cultura e Saúde Mental, afirmou que o evento teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os usuários dos serviços de saúde e os profissionais da rede. Explicou que os jogos tiveram uma temática ligada às emoções, levando em consideração o filme Divertida Mente, que teve grande destaque após seu lançamento em junho deste ano.
A coordenadora da Saúde Mental no município, Taís Giordani Pereira, enfatizou a alegria das equipes em realizar um evento alegre e com muitos participantes. “Não é algo só de um setor, a saúde mental engloba todos. Eu estou muito feliz.” Para Taís, o assunto está cada vez mais em voga, principalmente após a pandemia de Covid-19 e as recentes enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul.
LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙