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VIGAS LONGARINAS

Entenda a nova fase da construção do Viaduto do Arroio Grande

Foto: Rafaelly Machado

Instalação das vigas longarinas sobre os pilares na Avenida Deputado Euclydes Nicolau Kliemannn alterou o trânsito no entorno

A obra do viaduto do Arroio Grande entrou em uma nova fase nessa quarta-feira, 11, com o início da instalação das vigas longarinas sobre os pilares. Durante o dia, foram colocadas cinco dessas peças. As longarinas são vigas longas e estreitas, geralmente feitas de aço e concreto, que suportam cargas e receberão a pista de rolamento para o tráfego de veículos. Serão 20 peças, cada uma com cerca de 28 metros de extensão e pesando aproximadamente 38 toneladas.

Elas são apoiadas sobre os pilares, posicionadas, niveladas e fixadas com o auxílio de dispositivos mecânicos. Após a conclusão da instalação das vigas, serão colocadas as pré-lajes e executadas as vigas chamadas transversinas.

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A movimentação dos operadores e dos guindastes que ergueram as longarinas chamou a atenção de quem passou pelo entroncamento das avenidas Deputado Euclydes Nicolau Kliemann e Presidente Castelo Branco. O trânsito na área também foi afetado. De acordo com a Prefeitura, a instalação das vigas deve levar três dias úteis, dependendo das condições climáticas. A obra é executada pelo consórcio formado pelas empresas Giovanella e Porto Beton.

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Até o fim dessa etapa, serão instaladas 20 peças que irão formar a base do viaduto

As longarinas foram produzidas em um período de quatro a cinco meses no canteiro de obras da Porto Beton, localizado às margens da Avenida Castelo Branco, próximo ao viaduto, que terá 264,83 metros de extensão e um custo na faixa dos R$ 11,5 milhões.

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A previsão para conclusão da obra é até novembro. O Executivo trabalhava com o prazo de finalização entre agosto e setembro. O atraso se deu em virtude das chuvas de maio.

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