Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CULTURA

Desfile em Rio Pardo reconhece o trabalho da Uneama

Foto: Iuri Fardin

Bandas marciais e entidades rio-pardenses abrilhantaram o desfile e encantaram o público ao longo da Andrade Neves

A União dos Ex-Alunos e Amigos da Auxiliadora (Uneama) foi a homenageada deste ano no desfile em comemoração ao Dia da Independência em Rio Pardo. Fundada em 1991, a instituição foi a responsável por organizar o projeto e angariar recursos para viabilizar a restauração da antiga Escola Militar e atual Centro Regional de Cultura.

O ato na Rua Andrade Neves contou com a participação de 44 entidades. Outros temas celebrados foram os 100 anos dos Escoteiros no Brasil e a Força de Paz Internacional Batalhão Suez.

LEIA TAMBÉM: Câmara começa a analisar LDO de Santa Cruz para 2025

Publicidade

Conforme a secretária municipal de Educação, Jaqueline Sulzbacher, uma reunião com os inscritos definiu local, horário e o homenageado deste ano. Ela exalta a grande participação da comunidade. “Todas as nossas escolas municipais participaram e ainda algumas estaduais com suas bandas.”

Além delas, Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, escoteiros, clubes de serviço e muitas outras instituições abrilhantaram a atividade. “Ano passado não tivemos em razão das fortes chuvas, então esse desfile é também um recomeço.”

Dila e Maria Loreci: homenageadas

Para a fundadora da Uneama, Adir Fanfa Onófrio, a Dona Dila, como é carinhosamente conhecida, foi um momento de grande emoção. “Nós nos sentimos muito honrados pelo convite e pelo reconhecimento do trabalho que, embora não tenhamos feito com esse objetivo, percebemos que agradou às pessoas.”

Publicidade

Segundo ela, a recuperação da edificação histórica foi uma tarefa longa e muito trabalhosa, mas jamais faltou empenho. “Para nós nunca foi difícil, sempre tivemos ânimo e foi muito tranquilo, porque havia pessoas muito competentes à frente.”

LEIA TAMBÉM: Escolas de Vera Cruz resgatam o bicentenário da imigração alemã

Professora aposentada e moradora da Rua Andrade Neves, quase em frente ao Centro Regional de Cultura, Dona Dila conta que via diariamente a deterioração do prédio onde estudou e decidiu agir. “Eu me sentia tão pequena diante de tudo aquilo e não sabia como agir, então entendi que teria que ser feito por meio de um grupo coeso”, contou.

Publicidade

Assim, a partir de contatos com outros ex-alunos do educandário, foi criada a Uneama. Posteriormente, com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e patrocínio da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), o prédio reformado foi entregue à comunidade como Centro Regional de Cultura de Rio Pardo.

“Acredito que para os cidadãos e para o município seja uma honra ver esse prédio bonito e bem utilizado como é hoje”, avaliou Maria Loreci da Rocha Lemes, também integrante do Uneama. Na época da fundação, ela era a titular da Secretaria Municipal da Educação e se envolveu nas primeiras ações. Depois, afastou-se por questões pessoais e profissionais. Agora, Maria Loreci se diz orgulhosa por tudo o que foi feito.

Várias entidades participantes, com faixas, cartazes e aplausos, homenagearam Dona Dila e os demais integrantes da Uneama que estavam no palanque montado junto à Prefeitura. O desfile começou às 9 horas e levou grande público à Rua Andrade Neves. As atividades se encerraram por volta do meio-dia.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.