Em Vera Cruz, o desfile em homenagem à Pátria ocorreu na tarde de sábado, 7. Com a presença da banda do 7º BIB e 31 entidades, a parada levou o público à Rua Cláudio Manoel, ao lado da Praça José Bonifácio. Embora a temperatura estivesse alta, a comunidade se esforçou para prestigiar os participantes e as suas produções.
Em virtude das comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, as escolas precisaram representar a cultura alemã em pelo menos uma de suas alas. Na Escola Municipal de Ensino Infantil Vovô Adail, o clima era de uma verdadeira Oktoberfest. A instituição levou à avenida aspectos da culinária, danças e brincadeiras alemãs. E destacou a agricultura, considerada de grande importância para o município.
LEIA TAMBÉM: Treze seções mudam de local para a eleição municipal na região; confira
Publicidade
A diretora da Vovô Adail, Patrícia Cristine Paz, de 46 anos, afirmou que a comunidade escolar estava feliz pela retomada do desfile. “Todos se empenharam muito para participar, inclusive os pais, que foram atrás de trajes típicos alemães para seus pequenos.”
Após os momentos difíceis enfrentados devido à enchente de maio, que também atingiu Vera Cruz, Patricia acredita que é preciso retomar os momentos de alegria. “Precisamos de dias assim, alegres e motivadores. Também é importante homenagearmos a Pátria.”
Além da representação da cultura alemã, instituições mostraram os projetos realizados no âmbito escolar. A secretária de Educação, Micheli Rech, elogiou o esforço dos participantes. “As escolas se dedicaram muito mais uma vez, organizaram caminhões e alas coreografadas. Tudo muito bonito.” As atividades em Vera Cruz se encerraram no fim da tarde com os show do Grupo Essência e Kassio Mello, ambos na Praça José Bonifácio.
Publicidade