Mais de 1.000 dançarinos, de 40 grupos de danças folclóricas infantis, adultos e da terceira idade, do município, do Estado e até de outros países. Mais de 30 bandas de baile, que vão se revezar nos palcos do Pórtico e do Pavilhão Central, além das bandinhas itinerantes, que espalham a alegria da festa pelo parque. Esse é o clima da programação cultural da 39ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, apresentada oficialmente na noite desta terça-feira, 3, em Santa Cruz do Sul.
A maior festa alemã do Estado ocorre de 10 a 13, 17 a 20 e 24 a 27 de outubro, com o tema “Celebrando a Imigração Alemã”, uma homenagem aos imigrantes alemães que chegaram ao Brasil há 200 anos e há 175 em Santa Cruz do Sul.
LEIA TAMBÉM: Alok e Traia Véia substituem o show de Zé Neto & Cristiano na 39ª Oktoberfest
Publicidade
Durante o evento de apresentação, realizado no auditório da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest, a Coordenação de Cultura, liderada pelos voluntários MártinGoldmeyer, Nestor Raschen e Pedro Carlos Thessing, destacou as principais atrações da diversificada programação cultural e folclórica. A cerimônia foi abrilhantada por uma apresentação do Coral da Afubra, com três músicas em alemão, e uma valsa das soberanas – rainha Tatiane Caroline Voese D’Avila e suas princesas, Karoline Ribeiro Klaus e Nathalia Konzen da Silva – acompanhadas por dançarinos da Sociedade Cultural e Folclórica Oktobertanz.
“A nossa festa é sinônimo de alegria e a programação cultural é fundamental para espalhar este clima pelo parque e pela cidade. A música, a dança, a gastronomia, os desfiles, os jogos germânicos, os encontros de sociedades e de corais, bem como as celebrações religiosas são algumas das heranças culturais que mantemos vivas na maior festa alemã do Rio Grande do Sul”, destacou Goldmeyer. Toda a programação divulgada integra a Mostra Cultural 39ª Oktoberfest, contemplada pelas Leis de incentivo à Cultura Estadual e Federal.
Entre os destaques das apresentações folclóricas estão o Grupo Ballet Ucraniano Tryzub, da Argentina; e o grupo Grupo de Danças Sünnros, de Frederico Westphalen. Na parte musical, uma atração internacional é a novidade, com a participação da Orquestra Alemã “Hunsrücker Blasmusik”. “Além disso, temos a presença confirmada de todas as categorias dos grupos de dança locais, do Centro Cultural 25 de Julho e da Sociedade Cultural e Folclórica Oktobertanz, bem como grupos de Agudo, Canguçu, Colinas, Estrela, Forquetinha, Lajeado, Marques de Souza, Mato Leitão, Nova Petrópolis, Teutônia, Venâncio Aires e Vera Cruz”, frisou o coordenador.
Publicidade
A fé e a religiosidade, marcantes da cultura alemã, estão representadas nos encontros de corais, infantis (12 de outubro) e adultos (24 de outubro), e também no Culto Ecumênico (17 de outubro). Já a integração e a alegria serão evidenciadas no Torneio Internacional de Eisstocksport (de 10 a 13 de outubro), no Encontro de Sociedades de Damas e Cavalheiros (19 de outubro), e nas Olimpíadas Rurais, dias 13, 20 e 27 de outubro; e diariamente com os tradicionais jogos germânicos.
Ponto alto da programação cultural, os desfiles temáticos encantam o público nos domingos pela manhã, espalhando a alegria da festa pela cidade. A parada, que inicia das ruas Ramiro Barcelos e Marechal Floriano, segue até o Parque da Oktoberfest, com a participação de mais de cinco mil figurantes e 12 alegorias, especialmente confeccionadas para celebrar a Imigração Alemã e a história da 39ª Oktoberfest. “Temos certeza de que os nossos visitantes, mais uma vez, vão se encantar com tudo que preparamos. Queremos proporcionar uma experiência inesquecível, unindo música, dança, diversão e gastronomia”, frisou o presidente da Festa da Alegria, Luciano Menezes.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙