Um balão gigante colorido, uma corrente de balões iluminados e câmeras atraíram os olhares na área central de Santa Cruz do Sul nessa quinta, 29, à tarde. A Rua Ramiro Barcelos, em frente à Catedral São João Batista, chegou a ser bloqueada para a realização de entrevistas e captação de imagens destinadas a um documentário sobre extraterrestres. O trabalho é realizado pela Clip Produtora, de Porto Alegre, para o canal por assinatura History Channel, que transmite conteúdos históricos e científicos. As gravações iniciaram-se quarta-feira no Parque da Cruz.
O trabalho prossegue nesta sexta-feira, 30, e deve ser realizado no Trevo Fritz e Frida e Parque da Gruta. Mais detalhes a respeito do assunto não foram revelados pela produção. A expectativa é de que a série Esquadrão UFO esteja disponível no canal em 2025. A gravação ocorre em parceria com a Santa Cruz Film Commission, que tem contribuído para colocar o município no roteiro de importantes produções. Com pouco mais de um ano de atuação, a agência tem promovido Santa Cruz como um destino atraente para filmes, séries, novelas e clipes musicais.
LEIA TAMBÉM: Encontro chama a atenção para a inclusão diária das pessoas com deficiência
Publicidade
A primeira grande produção realizada em Santa Cruz do Sul, por meio da Film Commission, foi o filme InfiniMundo, no ano passado. Já o trabalho em andamento sobre objetos voadores não identificados, também chamados de UFO, leva em conta aspectos do município e relatos acerca de eventuais aparições na região.
Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, a diretora da Film Commission, Natália Corrêa, disse que em outubro a cidade também deve ser cenário para uma série itinerante alemã de um reality show. Ela lembrou que o público que está na expectativa para assistir a InifiniMundo, gravado no interior de Santa Cruz e Sinimbu, poderá conferir a atração no dia 6 de setembro, durante a cerimônia de premiação do 7º Festival Santa Cruz de Cinema, na Universidade de Santa Cruz (Unisc), com entrada gratuita.
Impactos da Film Commission
A diretora Natália Corrêa destacou o impacto positivo da Film Commission na economia de Santa Cruz do Sul. “Nossa missão é captar produções audiovisuais para que aconteçam aqui na cidade. Ao fazer isso, promovemos não só o desenvolvimento econômico, por meio da movimentação de hotéis e contratação de pessoal, mas também o turismo cinematográfico”, explicou a diretora.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Cerca de 1,5 mil pessoas ainda não declararam o Imposto de Renda na região
Com uma infraestrutura robusta e diversificada, a cidade se destaca pela oferta de hotelaria, gastronomia e cenários históricos que atraem produções de grande porte. A Film Commission tem cultivado parcerias institucionais que beneficiam tanto as produções quanto as empresas locais. “Temos parcerias com empresas que oferecem descontos e vantagens para as equipes de produção. Estamos sempre abertos a novos parceiros”, afirmou Corrêa. Além disso, a cidade conquistou o prêmio de melhor local para gravações durante o 52º Festival de Gramado, reconhecimento que tem colocado Santa Cruz em destaque no cenário nacional.
Atualmente, Santa Cruz é uma das oito cidades com Film Commission no Rio Grande do Sul, que lidera o País em número de comissões de filmagem. Para sua divulgação, utiliza diversas plataformas de comunicação, incluindo redes sociais e um site para promover as vantagens de gravar na cidade. “Participamos de eventos e fazemos contatos diretos com produtoras para fortalecer nossa presença no setor”, contou Natália Corrêa.
Publicidade
*Colaborou Ronaldo Falkenback
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade