Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

RECONSTRUÇÃO

Agricultores de Sinimbu atingidos pela enchente vão ganhar kits com sementes

Foto: Aline Silva

Schiavon: atividades devem ser ampliadas

Agricultores de Sinimbu afetados pelas enchentes vão receber auxílio da Missão Sementes de Solidariedade. O grupo – formado por 23 entidades, incluindo movimentos sociais, pastorais e outras organizações – estará no município nesta semana para se reunir com os produtores.

LEIA TAMBÉM: Expointer supera R$ 1 milhão em vendas na agricultura familiar logo no primeiro dia

O primeiro encontro ocorrerá nesta quarta-feira, 28, às 18 horas, na Linha Rio Grande. O próximo será na sexta-feira, no mesmo horário, na Comunidade Sede Wojahn/Linha Rio Pequeno. Os produtores que já foram visitados pelos voluntários e preencheram os cadastros não precisam comparecer nas reuniões.

Publicidade

Nos encontros desta semana, serão cadastrados os agricultores que desejam receber o kit de sementes, que serão destinados para a retomada da produção. Entre as variedades a serem disponibilizadas estão milho crioulo, feijão, hortaliças, mandioca, além de árvores nativas, frutíferas, flores, batata-doce e pastagem. Ainda serão ofertados insumos agroecológicos.

Em entrevista ao programa Rede Social da Rádio Gazeta FM 107,9, o coordenador estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores Rio Grande do Sul, Miqueli Schiavon, enfatizou que Sinimbu será o primeiro município do Vale do Rio Pardo a receber auxílio. “A ação também vai chegar aos agricultores das comunidades de Santa Cruz do Sul e municípios da região”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: Mais da metade dos empreendimentos do Pavilhão da Agricultura Familiar é liderado por mulheres

Publicidade

Frisou que se trata de um movimento apartidário, que busca fazer um levantamento das necessidades nas áreas afetadas e desenvolver ações de longo prazo. Ainda ressaltou a necessidade de contribuir com os responsáveis pela produção de alimentos. “Essas comunidades não vão ser reconstruídas de uma hora para outra. A preocupação é de que os camponeses continuem nesses locais, fazendo o que sempre fazem, que é reproduzir comida de qualidade”, afirmou.

Para Saber

Fazem parte da Missão Sementes de Solidariedade os seguintes grupos: Cáritas, MPA, Instituto Padre Josimo, MAB, CPT, Diocese de Santa Cruz do Sul, Rede Ecovida, Eletrobras, Economia de Francisco e Clara, Grito dos Excluídos, Instituto Conhecimento Liberta, Instituto Koinós, Província Franciscana, Sefras, Sindipetro-RS, Canoas Tec, MTST, Ibama, Certel, Cooperbio, Origem Camponesa, Coptil e Creluz.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.