Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Luto

Aos 90, professor Almengo morre em Porto Alegre

Foto: Arquivo Pessoal

Juiz aposentado residia em Porto Alegre

O juiz aposentado Almengo Echeverria Medeiros morreu na tarde do último sábado em Porto Alegre. Aos 90 anos de idade, o ex-professor da Unisc faleceu no Hospital Ernesto Dornelles, onde estava internado há mais de um mês. Ele foi juiz e professor da primeira turma do Curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ainda na década de 1970.

De acordo com Eliza Medeiros, filha mais velha de Almengo, o magistrado sofria de diversos problemas de saúde. Desde janeiro de 2018, após sofrer um acidente doméstico, Almengo precisava de cuidados constantes. “Em 25 de junho passado, ele completou 90 anos. Sofria de problemas cardíacos e outras doenças.”

O juiz aposentado teve atuação na magistratura desde a década de 1960, com passagens pelos municípios de Santa Cruz do Sul, Sananduva, Getúlio Vargas, Rosário do Sul e Alegrete. “Na década de 1970, ele foi professor na primeira turma de Direito da Unisc”, ressaltou Eliza.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Unisc oferece cursos gratuitos de extensão em EaD na área do Direito

Almengo é lembrado por seus familiares como um homem justo, rígido quando tinha que ser, e humano e compreensivo a mesma medida. “Ele deu aulas para a faxineira do Fórum. Ela fazia limpeza na nossa casa também. Ela estudou, passou no concurso e tornou-se oficial de Justiça”, disse Eliza.

Na Copa do Mundo do México, em 1970, Almengo atuava na região de Getúlio Vargas. Para que a população pudesse assistir aos jogos do mundial nos municípios de Getúlio Vargas e Rosário do Sul, ele ajudou na mobilização comunitária para levar à região retransmissoras de televisão. “Ele gostava muito de ajudar as pessoas, era muito alegre por isso”, salientou a filha. Almengo era natural de Bagé e deixou duas filhas, cinco netos e três bisnetos.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.