Uma grave ocorrência foi registrada na madrugada desta quarta-feira, 21, em Santa Cruz do Sul. Por volta da 1 hora criminosos armados chegaram em um veículo nas proximidades da Rua Projetada Nove, no Loteamento Berçário Mãe de Deus, no Bairro Santuário. Os bandidos então quebraram uma janela de uma residência e, enquanto um casal estava dormindo, efetuaram dezenas de disparos contra os dois. Depois fugiram.
Moradores das proximidades se assustaram com a quantidade de tiros efetuada na tentativa de execução e foram até o local, encontrando os dois moradores feridos. Eles foram levados pelos vizinhos ao Hospital Santa Cruz (HSC) para receberem atendimento. O homem, de 24 anos, sofreu cinco disparos, sendo um no braço direito, um na perna direita, um no abdômen e dois no tórax. Chegou a ser submetido a uma cirurgia, mas não resistiu e faleceu.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura se manifesta sobre Caso Asan; confira
Publicidade
Já a mulher, de 28 anos, levou quatro tiros no corpo, sendo três na perna direita e um na perna esquerda. Ela permaneceu internada até o final da manhã desta quarta e, após ser verificado que não corria risco de vida, foi liberada. Ainda durante a ocorrência, a Brigada Militar, Polícia Civil e Instituto-Geral de Perícias (IGP) foram até a cena do crime e coletaram depoimentos e vestígios do fato.
Os agentes verificaram que o vidro da janela do quarto onde o casal dormia estava quebrado, e a cortina apresentava sinais de queimadura por disparo de arma de fogo. Próximo da janela foi possível localizar 21 cápsulas deflagradas de calibre 9 milímetros, junto de outras cinco cápsulas não deflagradas também de calibre 9 milímetros. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. Os nomes das duas pessoas alvejados foram mantidos em sigilo pelas autoridades policiais.
Oito assassinatos no ano
Com o homicídio ocorrido nessa quarta-feira, 21, chegam a oito os assassinatos registrados em Santa Cruz do Sul em 2024. Foram sete mortes de homens e uma de mulher, em seis pontos diferentes do município, nos bairros Progresso (2), Dona Carlota, Santuário, Centro, distrito de Rio Pardinho (2) e localidade de Alto Paredão. A média aponta que pelo menos um assassinato tenha acontecido a cada mês em Santa Cruz.
Publicidade
Com base nessa análise, pode-se ter a impressão de que os casos revelam uma média relativamente alta. No entanto, na comparação com anos anteriores, é possível notar uma queda acentuada. Em 2018 foram 27 homicídios no município; em 2019 houve 22; e em 2020, mais 30. Já em 2021, os casos diminuíram pela metade, com 15, e caíram ainda mais, para dez, em 2022. Em 2023 voltaram a subir, chegando a 12. As forças de segurança trabalham para evitar que o número aumente em 2024.
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade