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Escolas municipais de Santa Cruz têm melhora na avaliação do Ideb; veja

Foto: Alencar da Rosa

Nota da Emef José Leopoldo Rauber, do Bairro Rauber, passou de 4,9 para 7,2 entre uma avaliação e outra

Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023 mostraram que as escolas da rede municipal santa-cruzense apresentaram melhoras em todas as etapas. Os dados – utilizados para monitorar a qualidade do ensino – foram divulgados na semana passada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a nota saltou de 5,7 para 6,1. Entre os destaques, estão as escolas do interior do município. A melhor avaliação foi da Emef Rio Branco, localizada em Linha Saraiva.
Nela, o resultado passou de 7 para 7,8. Conforme a diretora, Carine Beatriz Barbian, um dos motivos é o comprometimento dos profissionais da instituição, que buscam acompanhar todo o processo de aprendizagem dos estudantes. Destacou ainda o envolvimento das famílias. “Também contamos com uma boa infraestrutura, recursos tecnológicos adequados e uma biblioteca com um acervo considerável e variado à disposição dos alunos”, afirmou.

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Em seguida está a escola Vidal de Negreiros. Desde o Ideb de 2019, a instituição tem melhorado suas notas, passando de 5,4 para 6,5 em 2021 e agora 7,6. A diretora Juliana Breunig explicou que a equipe de ensino busca identificar dificuldades no processo e traçar estratégias para superá-las. “Cada estudante é visto com um grande potencial de aprendizagem. Acompanhamos de perto a frequência escolar e a aprendizagem através de avaliações externas e internas”, salientou. Outro fator importante foi a aplicação de simulados nas turmas que fizeram as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) no ano passado.

Conforme o departamento pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, os resultados dos anos iniciais no Ideb demonstram os desafios e avanços no contexto pós-pandemia. Em 2019, por exemplo, parte dos estabelecimentos destacava-se com notas altas. Contudo, muitos apresentaram queda nas avaliações em 2021, ano fortemente impactado na educação. Já em 2023, na análise do departamento, há sinais claros de recuperação em diversas instituições. Embora algumas não tenham atingido os índices projetados, evoluíram na aprendizagem comparado aos últimos anos. Para o Município, os avanços refletem as iniciativas adotadas para reverter os impactos negativos da pandemia.

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Bom desempenho nos Anos Finais

A rede municipal também registrou um salto na média dos Anos Finais do Ensino Fundamental. De 2021 para 2023, foi de 4,6 para 4,8. Um dos destaques é a Guido Herberts, que fica no Bairro Várzea. Em 2019, havia apresentado 5,4, mas caiu para 4,9 em 2021. Contudo, na última avaliação, apresentou uma melhora significativa, subindo para 6,3.

Conforme o departamento pedagógico do município, algumas escolas não apresentaram dados divulgados em 2021 e 2023, por não ter a quantidade mínima exigida dos estudantes. Em virtude disso, considerou importante garantir a participação e engajamento de todos os alunos para uma visão mais completa e precisa do desempenho escolar.

Foto: Alencar da Rosa

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O secretário de Educação, Mario Colombo Filho, destacou ainda a soma de esforços do Conselho Municipal de Educação e das escolas comprometidas com a qualidade de ensino.

Rede estadual tem queda no desempenho

O desempenho das escolas estaduais no Ideb caiu em duas etapas. Nos anos finais, a nota geral de Santa Cruz do Sul em 2021 era de 5,7. No entanto, em 2023 passou para 5,3. E no Ensino Médio, a média municipal passou de 4,9 para 4,5.

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Já nos anos iniciais do Fundamental, o resultado foi positivo. De 2021 para 2023, aumentou de 6,4 para 6,8. Entre as três escolas com melhores notas – juntamente com a Professor Affonso Pedro Rabuske e Sagrada Família, ambas com 7,5 – está a Ernesto Alves de Oliveira, que foi de 7,3 para 7,4.

Conforme a diretora Janaína Venzon, diversas ações contribuíram na melhora. Citou, por exemplo, a realização de simulados e palestras para incentivar os estudantes, além da participação em concursos de redação. Também destacou as oportunidades do governo do Estado aos professores, como cursos de capacitação e formação continuada. Acrescentou que os resultados do Ideb podem ajudar a melhorar a moral e a motivação de professores, gestores e funcionários, criando um ambiente escolar mais positivo e colaborativo.

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A Escola José Wilke também melhorou. Na última vez que participou do Ideb, em 2019, a nota era 5,9. Já no ano passado, foi para 7,4. A diretora Doriana Damé considerou o resultado um reflexo do compromisso e da dedicação da comunidade escolar. “Quando a comunidade escolar está unida e comprometida, não há desafio que não possa ser superado”, enfatizou.

Confira todos os resultados:

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