A Semana da Pátria de Santa Cruz do Sul promete ser um evento marcante este ano, com uma programação que inclui uma homenagem especial e a retomada do desfile, que não foi realizado no ano passado devido à enchente que afetou cidades do Vale do Taquari.
Para dar início às comemorações cívicas, na manhã desta segunda-feira, 19, o Fogo Simbólico chegou de Venâncio Aires a Santa Cruz, por meio da 87ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, que teve início em Porto Alegre no sábado. A solenidade de recepção da chama ocorreu no pátio Duque de Caxias do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB). A centelha permanecerá no local até a abertura da Semana da Pátria, que ocorrerá no dia 1º de setembro, às 16 horas, na Praça da Bandeira, onde ficará guardada até o dia 7 de setembro.
LEIA TAMBÉM: Palacinho e suas histórias abertas ao público
Publicidade
Neste ano, o tema municipal alusivo à Semana da Pátria é “Voluntariado: a maior Pátria é o próximo”, o estadual é “Os 40 anos do Batalhão Suez e sua missão de paz na ONU”, e o nacional é “O Centenário da União de Escoteiros do Brasil”. O homenageado deste ano é o médico veterinário Murilo Silva, de 31 anos, que atuou como voluntário no resgate a animais durante o período da enchente e faleceu durante um salvamento na madrugada do dia 13 de julho deste ano.
De acordo com o secretário de Cultura, Dinho Barbosa, que coordena a Comissão Organizadora, a escolha para a homenagem ao médico veterinário foi unânime entre os organizadores. “A escolha se destaca não apenas pelo reconhecimento ao trabalho de Murilo, mas também pelo contexto das recentes enchentes que afetaram a cidade, trazendo um tom de resiliência e superação ao evento”, afirmou Barbosa.
O ponto alto da programação está previsto para ocorrer no dia 7 de setembro, com o tradicional desfile cívico na Rua Ernesto Alves. “As entidades interessadas em participar do desfile podem se inscrever até o dia 28 por meio do site da Prefeitura, na aba da Secretaria de Cultura. Após o fechamento das inscrições, organizaremos o desfile e teremos uma ideia do número de participantes”, explicou o secretário. A extinção da chama ocorrerá após o desfile, na Praça Siegfreud Heuser, junto à escultura do Homem de Ferro.
Publicidade