Quem circula diariamente pelo trânsito em Santa Cruz do Sul já percebeu mudanças em alguns pontos, com a implantação de novos semáforos e a alteração no sentido de algumas vias. Essas providências estão baseadas em um estudo de mobilidade realizado em 2022 e levam em consideração o intenso fluxo de veículos, especialmente nos conhecidos horários de pico.
Segundo o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, José Joaquim Dias Barbosa, as recentes mudanças – como a instalação de sinaleiras na Rua Tenente Coronel Brito – causam estranheza em um primeiro momento. No entanto, ele explica que esse é o mecanismo encontrado para evitar os congestionamentos.
LEIA MAIS: Prefeitura começa instalação de semáforos em mais dois pontos da Rua Venâncio Aires
Publicidade
Os novos semáforos na Tenente Coronel Brito estão nos cruzamentos com as ruas Sete de Setembro e Galvão Costa. “As sinaleiras têm se mostrado eficazes, especialmente durante os horários de pico. O fluxo, que antes ficava congestionado, agora está como o desejado. Sabemos que a mudança trouxe uma boa impressão, mas a população ainda está se acostumando com a nova sinalização”, disse o secretário durante entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9.
Além desses dois equipamentos, a Rua Venâncio Aires vai contar com uma nova sinalização. Três semáforos serão instalados ao longo da via nos cruzamentos das ruas Ramiro Barcelos, Borges de Medeiros e Fernando Abott. A última é uma demanda antiga da comunidade, visto o grande número de acidentes que vêm acontecendo no local. “Infelizmente, alguns condutores estão desatentos, mesmo com tudo bem sinalizado. A imprudência dos motoristas acaba resultando em acidentes”, lamentou.
Para que o trânsito não fique congestionado, a Rua Venâncio Aires vai contar com o sistema “onda verde”, assim como já ocorre na Tenente Coronel Brito. Os semáforos vão ficando com o sinal aberto de forma contínua, fazendo com que os carros não precisem parar por várias vezes. “A primeira sinaleira deve começar a funcionar em cerca de dez dias na Rua Fernando Abott, seguida pela instalação na Ramiro Barcelos”, ressaltou Barbosa. O equipamento da Rua Borges de Medeiros não tem prazo para começar a operar.
Publicidade
LEIA MAIS: Populares jogam porção de sal grosso em esquina com grande número de acidentes
Como forma de trazer mais segurança e fluidez ao trânsito, a Rua Sete de Setembro, a partir da Marechal Floriano até a Ernesto Alves, passou a ser toda em sentido único. Outra mudança nesta semana atinge a Rua João Baumhardt, no Bairro Arroio Grande. A via se tornou preferencial no trecho entre a São Roque e a João de Barros. A medida busca alinhar o trânsito na região do entorno do viaduto do Arroio Grande, obra em andamento e prevista para ser finalizada em novembro.
Avaliação indica mudanças em outros locais
Quanto às possíveis opções para melhorar o trânsito, o secretário José Joaquim Dias Barbosa ressaltou o uso de redutores de velocidade, mas disse que isso pode gerar mais problemas. “Queremos um trânsito seguro, e uma maneira efetiva de garantir isso é por meio da sinalização”, explicou.
Publicidade
Ele ressaltou que a administração está seguindo o que foi determinado pelo estudo de mobilidade, com engenheiros avaliando constantemente os pontos críticos da cidade. Um dos locais que recebem atenção é o cruzamento da Rua Marechal Floriano com a Ramiro Barcelos, no Centro, onde há planos para a instalação de sinalização por semáforo. “Embora haja discordâncias, não há outra forma de controlar o trânsito sem esses mecanismos.”
LEIA TAMBÉM: Agricultores familiares podem se inscrever para feira da Oktoberfest
Além das áreas centrais, Barbosa mencionou melhorias para o trevo do Bom Jesus. A medida prevê adequação da sinalização em resposta ao grande número de veículos que transitam em direção a Vera Cruz.
Publicidade
O secretário não descartou, para o futuro, a possibilidade de implantação de um viaduto nesse local. “Algo terá que ser feito”, afirmou Barbosa. Outra medida que deve ser tomada é a instalação de redutores de velocidade em Rio Pardinho, especialmente em frente à Escola Municipal Christiano Smidt, para garantir a segurança dos pedestres.
*Colaborou Ronaldo Falkenback
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade