Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

HOMENAGEM

Padre Leão Gomes da Silva recebe título de cidadania em Santa Cruz

Foto: Jacson Stülp/Câmara de Vereadores

Padre Leão Gomes da Silva nasceu no Pará e foi ordenado em Santa Cruz do Sul

Nascido em São Sebastião de Boa Vista, no Pará, o padre Leão Gomes da Silva é o mais novo Cidadão Santa-cruzense. O título foi entregue em sessão solene na Câmara de Vereadores na segunda-feira, 12.

O religioso tem uma atuação muito conhecida na região. Foi pároco em várias paróquias da Diocese de Santa Cruz do Sul, como a Santa Bárbara, em Encruzilhada do Sul; a São José do Patrocínio, em Amaral Ferrador; a Divino Espírito Santo, em Santa Cruz do Sul; a Santa Catarina, em Linha Brasil, Venâncio Aires; e a Cristo Rei, em Gramado Xavier.

LEIA TAMBÉM: Café Empresarial aponta fato positivo da adoção do ESG

Publicidade

Também foi cedido pelo bispo dom Aloísio Sinésio Bohn para atuar na Diocese de Cruz Alta, com dom Jacó Roberto Hilgert, na paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Ijuí, e como vigário paroquial na Paróquia da Natividade, também em Ijuí. Desde 2021, o padre Leão atua na Paróquia Jesus Mestre da Palavra, região pastoral da Diocese de Santa Cruz.

Antes de sua ordenação, foi o primeiro catequista na paróquia Divino Espírito Santo, na comunidade Santa Rita de Cássia, atendendo também a pastoral carcerária no Presídio Regional de Santa Cruz, onde preparou muitos detentos para os sacramentos da comunhão e crisma. Junto com a Irmã Vitória Koch, atuou junto às famílias carentes nos projetos sociais da atual Região Pastoral, no antigo Bairro Vila Esperança. A iniciativa que concedeu o título de Cidadão Santa-cruzense ao padre foi do vereador Francisco Carlos Smidt.

Perfil

Nascido em 10 de abril de 1947, Leão Gomes da Silva é filho de Semião Gomes da Silva e de Antônia Paula da Silva. Possui curso superior em Filosofia e Teologia pela faculdade IFIBE, de Passo Fundo, e licenciatura plena pela Faculdade Dom Bosco, de Santa Rosa. Teve sua ordenação diaconal em 1990, na Paróquia Espírito Santo, em Santa Cruz do Sul, com o bispo dom Aloísio Sinésio Bohn. A ordenação sacerdotal ocorreu em 1992, na Paróquia de São José Operário, na Diocese de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, onde atuou por cinco anos.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.