Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Luto

Futebol de Santa Cruz do Sul perde zagueiro Belini

Belini faleceu nesta segunda-feira aos 82 anos

O futebol profissional e amador está de luto. Morreu nesta segunda-feira, 12 de agosto, o ex-zagueiro do Avenida e do FC Rio Pardinho, Irineu Vilibaldo Becker, o Belini. Ele tinha 82 anos e marcou época atuando como defensor do Avenida entre as décadas de 1960 e 1970.

Belini foi companheiro de equipe de Darcilo Gressler, o Zezinho, que lembra com muita propriedade dele, pois atuaram muitos anos juntos, tanto no Avenida, como no Rio Pardinho. “Era um marcador como poucos, que marcou história no Periquito, onde atuou por vários anos na década de 60”, citou.

LEIA MAIS: Caxias ganha fôlego contra rebaixamento na Série C

Publicidade

Em 19 de abril de 1964, Belini foi um dos que esteve em campo na tarde festiva que Santa Cruz do Sul recebeu, com o clássico Gre-Nal, no Estádio dos Eucaliptos. De fora da cidade, vieram cem ônibus e centenas de automóveis. Foram três clássicos em uma única tarde. A Companhia de Cigarros Sinimbu foi a patrocinadora, e o público chegou a 7 mil pagantes.

O Gre-Nal, às 16 horas, foi vencido pelo Internacional. Segundo a crônica esportiva, com gol de mão de Vanderlei. Antes, houve o Ave-Cruz vencido pelo Galo, que jogou com Lori; Lili, Pinheiro, Gildo e Pítia; Clóvis e Carlitos; Pelé, Juarez, Araí e Joãozinho. O Avenida teve Till; Belini, Borowski, Pedro Celso e Caneco; Adauto e Sadi; Boca, Betinho, Carnaval e Ernani.

LEIA MAIS: AMB conquista vitórias pelo Estadual sub-15

Publicidade

Às 12 horas, o Estrela derrotou o Lajeadense por 3 a 1 e levou a Taça Polar. O Santa Cruz ganhou a Taça Cidade, e o Internacional ficou com o belo Troféu Sinimbu. Para servir aos visitantes, foi instalada uma churrascaria no pavilhão da Comunidade Católica, com atendimento a partir das 10 horas. No estádio, funcionou uma copa com oito guichês.

Pelo Rio Pardinho no futebol amador, Belini atuou em várias temporadas, especialmente nos campeonatos da Liga de Sinimbu, à qual o clube disputava na época. Além de um grande atleta, a comunidade esportiva de Rio Pardinho perde uma de suas lideranças.

Belini nasceu em 14 de abril de 1942, e além de jogador de futebol trabalhou como gerente da antiga Casas Kirst e foi alfaiate em Sinimbu. O velório ocorreu no Salão Waechter no Centro de Rio Pardinho em Santa Cruz do Sul e os no mesmo local às 18h30, e após será trasladado ao Memorial e Crematório Ecumênico Jardim Montanha dos Vales, em Santa Cruz do Sul.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.