Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SAÚDE

OMS alerta para aumento de casos de Covid-19 e reforça a necessidade de vacinação

“A Covid-19 ainda está entre nós”, ressaltou a diretora técnica para Preparação e Prevenção de Epidemias e Pandemias da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, durante coletiva em Genebra, na Suíça. A epidemiologista apontou que houve crescimento médio de 10% no número de registros da doença em 84 países, fora os casos não notificados. Esses indicadores deixam as autoridades sanitárias em alerta.

Um dos cenários mais preocupantes é o da Europa, onde o aumento foi de 20%. Os órgãos temiam um crescimento da doença no inverno do Hemisfério Norte, mas não durante o verão. Em Paris, por exemplo, ao menos 40 atletas dos Jogos Olímpicos testaram positivo para Covid-19 ou outras doenças respiratórias.

LEIA TAMBÉM: Hospital Santa Cruz vai adquirir aparelho e retomar exames de angiografia

Publicidade

Novas ondas têm sido registradas também nas Américas e no leste do Pacífico, enquanto a vacinação apresenta uma “queda alarmante”, de acordo com a porta-voz.

O mais recente Boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na sexta-feira passada, aponta um maior número de hospitalizações por Covid-19 entre os idosos em alguns estados do Nordeste, no Amazonas e em São Paulo.

Dentre os casos positivos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) registrados neste ano, cerca de 18% foram causados pelo Sars-Cov-2, segundo a Fiocruz. Nas últimas quatro semanas, quatro capitais apresentaram crescimento nos registros de SRAG: Salvador (BA), Teresina (PI), Vitória (ES) e Florianópolis (SC), sendo 27,8% positivos para o coronavírus.

Publicidade

“Apesar desse aumento, as internações pela Covid-19 ainda se mantêm em patamares baixos quando comparadas ao histórico de circulação do vírus causador da doença”, afirmou a instituição.

LEIA MAIS DE SAÚDE E BEM-ESTAR

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.