A importância da gestão e da comunicação nos negócios foi o tema central na terceira noite da 16ª Semana do Empreendedor. O destaque dessa quarta-feira, 7, foi a presença da CEO da Fruki, Aline Eggers Bagatini, no auditório da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp). No ano em que a empresa celebra um século de existência, Aline completou o quinto aniversário no cargo de diretora-presidente. Ela representa a quarta geração da família à frente do negócio iniciado em 1924, sucedendo ao patriarca Nelson Eggers.
LEIA TAMBÉM: Hospital Santa Cruz vai adquirir aparelho e retomar exames de angiografia
Desde que começou a atuar na Fruki, Aline teve a oportunidade de trabalhar ao lado do pai. Essa experiência, segundo ela, foi fundamental para alcançar um processo de sucessão saudável, de modo a proporcionar mais segurança e fortalecer sua governança.
Publicidade
“Com ele, fui aprendendo muito a respeito da liderança e de pessoas. O que acontece na grande maioria das empresas é que a sucessão acontece quando o sucedido faleceu. E aí não existe esse momento de troca de experiências e de construção em conjunto. No caso da Fruki, eu e o meu pai estamos construindo juntos”, afirmou.
Na visão da gestora, é necessário criar um time de alta performance, com trabalhadores engajados e motivados. Ela também elenca como essencial o aprimoramento constante, uma vez que o conhecimento pode ser aplicado para realizar as mudanças necessárias no empreendimento. “E a empresa se beneficia muito disso. Considero esse o meu principal aprendizado na Fruki.”
Em meio ao processo de retomada econômica pós-enchentes, Aline considera fundamental avaliar os desafios e encará-los com coragem e persistência, e com um propósito. Nesse contexto, é importante poder contar com um time para apoiar e contribuir com a recuperação financeira.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Deslizamentos deixam moradores do Loteamento Motocross em alerta
Para a CEO da Fruki, eventos como a 16ª Semana do Empreendedor são momentos importantes para que as pessoas do setor busquem mais conhecimento. “Um empresário, um empreendedor, nunca pode achar que sabe tudo. E hoje em dia, então, a velocidade da mudança é algo impressionante. Temos que estar em constante aprendizado. E esse é um ambiente apropriado para isso”, reiterou.
“Antes da comunicação, vem o propósito”
A gerente de Marketing da Fruki, Maria Eduarda Bastos Gigena, também subiu ao palco da Assemp para falar sobre a importância da comunicação, um dos temas centrais do evento.
Publicidade
Para a profissional, que atua na empresa desde outubro de 2020, compreender o propósito da organização e da marca é fundamental. “Antes da comunicação vem o propósito. Quando ele é claro, a comunicação vem na sequência”, defendeu.
LEIA TAMBÉM: Homem é preso por tráfico de drogas no Bairro Bom Jesus
O segredo para o crescimento é, na sua avaliação, saber expressar com clareza os objetivos e estar atento ao comportamento do consumidor. “Se isso estiver muito bem equilibrado, a comunicação é uma consequência da estratégia. Porque se você der um briefing errado para a agência de comunicação, ela não vai conseguir lhe entregar a sua expectativa”, afirmou.
Publicidade
Encerramento é nesta quinta-feira
Esta quinta-feira, 8, é o último dia de programação da 16ª Semana do Empreendedor. As atividades iniciam-se ao meio-dia, com uma reunião-almoço da Ajesc com Thais Rediske. A atividade ocorrerá na Casa Gaspar, mediante adesão. O encerramento será com a palestra das empresárias Bianca e Tamara Dewes, fundadoras da Hey Peppers. Será às 19h30 e abordará a temática Cultura como pilar para multiplicar.
A 16ª Semana do Empreendedor é uma realização da Assemp e conta com o suporte do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Germani Alimentos, Programa Cidade Empreendedora, HBier, Charrua Hotel e Lisaruth.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade