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CEO da Excelsior Alimentos sugere gestão menos rígida para estimular novas lideranças

CEO da Excelsior Alimentos sugere gestão menos rígida para estimular novas lideranças

Em um mundo em constante transformação as empresas também precisam estar atentas para se adaptar a novas realidades. Refletir sobre a identificação e a formação de líderes no ambiente corporativo para enfrentar esses desafios foram assuntos em debate no Café Empresarial de julho. Palestrante do encontro, o economista e CEO da Excelsior Alimentos, Luiz Motta, compartilhou sua visão sobre o tema com empresários e profissionais de empresas presentes ao tradicional evento de networking da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz, na manhã da terça-feira, 30.

Nascido no Rio de Janeiro, Luiz Motta atua há mais de 20 anos na indústria alimentícia. Exerceu cargos de liderança na BRF, Marfrig e JBS. Foi diretor de marcas premium na Seara e CEO na La Violetera e, desde 2022, está à frente da presidência da Excelsior Alimentos.

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Com base na própria experiência profissional, Motta propôs um olhar sobre o papel do CEO na empresa como mentor de líderes. Destacou a presença dos jovens nas equipes e a natural convivência cada vez maior de profissionais de diferentes gerações nas organizações. “Hoje, vivemos em um mundo mais flexível, no entanto, grande parte do sistema de ensino tradicional ainda forma alunos com uma visão muito linear”, observou. 

Neste contexto, afirma que CEO surge como um mentor que por meio do seu exemplo pode estimular jovens talentos da organização a acelerar seus processos de formação, tornando-os experts e futuros líderes. Essa adaptação, esclarece, é uma via de mão dupla, exige tanto um esforço do jovem para encontrar na empresa a sua aspiração, quanto da organização, para entendê-lo sem julgamentos. “Estamos falando cada vez mais de dinamismo e menos de gestão rígida. Essa conexão só vai acontecer a partir do momento que essas gerações forem se encontrando”.

Ferramentas

Entender a dinâmica do jovem no meio corporativo é fundamental. Conforme o CEO, diferente das gerações mais antigas que tinham a lealdade à empresa como fator preponderante, a busca de propósito como vida profissional é o que motiva o jovem na atualidade.

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A partir deste foco, sugere à gestão experimentá-lo dentro da empresa para que ele consiga, “primeiro, descobrir quem é para depois buscar o que quer ser”. Para isso, indica o uso de ferramentas tais como o voluntariado, intraempreendedorismo e o networking, através das quais, por meio de feedbacks, o jovem consiga ser orientado e tenha clareza para direcionar a sua jornada profissional.

O Café Empresarial conta com o patrocínio da Bitencourt Corretora de Seguros, UNISC, Wizard Idiomas, Lisaruth, Dinda Card e Himarte Internet.

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