Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

RIO PARDO

Professora aposentada revive a profissão em lar para idosos

Rosinha e Deni passam as manhãs estudando em uma das salas do lar, o que assegura momentos prazerosos e com aprendizagens

Considera-se que algumas atividades, após desenvolvidas, não são facilmente esquecidas. Uma delas é o ato de lecionar, uma vez que o aprender é constante na vida cotidiana. O Lar São Vicente de Paulo, em Rio Pardo, registra uma história muito inspiradora relacionada à profissão de educador. No local reside Rosa Maria Severo, 76 anos, que carrega com orgulho o fato de ter sido professora e alfabetizadora por grande parte de sua vida. 

Rosinha, como é conhecida, vive no lar desde outubro do ano passado. Ela deu entrada meses após o falecimento de seu irmão, com quem morava na região central de Rio Pardo. Após o ocorrido, ela encontrou dificuldades para morar sozinha devido a problemas de saúde no joelho e no quadril. Então, optou por ir para o lar. “Fiquei oito meses sozinha, me movimentava com muletas. Mas não queria continuar levando preocupação para o restante da família e ainda com constante dor para mim”, relembra.

LEIA TAMBÉM: Feira do Livro de Venâncio Aires divulga patrono e programação nesta segunda

Publicidade

Rosinha conta que escolheu o São Vicente de Paulo porque morou na casa que fica em frente ao lar, na Rua Francisco Alves, e já conhecia o trabalho das irmãs. Apesar do estereótipo negativo em relação aos lares de idosos, Rosinha fala com muito carinho do lugar onde reside atualmente. Ela é grata pelo carinho que recebe diariamente das cuidadoras e dos profissionais. “É um capricho diferenciado de uma casa geriátrica. Somos muito bem cuidados e protegidos”, afirma.

Foi durante um dos momentos com a pedagoga do lar, a professora Carmen Lucia do Couto, que surgiu a oportunidade de Rosinha reviver sua atividade profissional, da qual é aposentada há 29 anos. No local, ela divide residência com Deni Conceição, de 65 anos. Durante uma das atividades com Carmen, Deni relatou sua vontade de voltar a ler e escrever, já que finalizou seus estudos na 5ª série do Ensino Fundamental. Foi então que Rosinha se propôs a reviver a alfabetização junto com ela. 

Com a ajuda de um caderno e de trabalhos impressos cedidos por Carmen, as colegas de residência deram início a sua jornada de aprendizagem. Os encontros, que duram cerca de uma hora, ocorrem durante as manhãs em uma das salas de visita do lar.

Publicidade

Rosinha conta que os estudos iniciaram-se pelas vogais e pelas consoantes. Após mais de um mês, Deni já está escrevendo frases e fazendo contas de adição. “Por enquanto, estou ajudando somente ela, porque demonstrou vontade”, comenta.

Apesar de enxergar com certa dificuldade, Deni realiza todas as atividades e está entusiasmada com as aulas. “Senti vontade de estudar e estou gostando. Estou ansiosa para preencher todo o caderno”, brinca. Além de ganhar uma amiga, Rosinha diz estar feliz por poder reviver a época em que atuava como educadora. “A Deni é muito querida e eu fico feliz pelo fato de que ela está gostando. É uma alegria para mim poder ajudar e firmar este compromisso”, salienta. 

Legado na educação 

Rosinha iniciou como educadora aos 18 anos. Ela dava aula para alunos dos anos iniciais, mas também ensinou sobre Ensino Religioso e foi supervisora escolar. Formou-se em Pedagogia, passou por diversas instituições de ensino em Rio Pardo e se aposentou na Escola Estadual Fortaleza. Mesmo tendo encerrado suas atividades nos educandários, Rosinha foi procurada para dar aulas particulares e também atuou com grupos de jovens católicos. 

Publicidade

Apesar do apreço pela atividade, ela precisou se desvincular devido à sua condição de saúde. “Gostava muito de lecionar e sinto falta dos meus colegas e alunos. Sempre me fez muito bem, por isso precisamos fazer o que gostamos.” Hoje, Rosinha conta com o carinho dos ex-alunos, especialmente em publicações nas redes sociais feitas pelo Lar São Vicente de Paulo.

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.