Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

tribuna

O político que vira ídolo

O mundo tem vivido um momento em que aqueles que deveriam servir ao povo, os políticos, subiram em um pedestal tão alto que passaram a ser ídolos, sem importar o que fazem e falam. E não se trata de entender que um é melhor do que o outro ou tem potencial para oferecer mais como servidor público. É idolatria pura e simples! Exemplo disso foi visto na visita do ex-presidente Jair Bolsonaro a Santa Cruz do Sul, na noite da última quinta-feira, 25. Não está em questão se as ideias por ele defendidas assemelham-se ao público que estava por lá. O que se viu eram pessoas chorando ao ouvir o discurso daquele por quem gritavam “mito”, como se fosse um ser divino. Muitos fizeram questão de gritar em alto tom que “amam” o líder político.

Entendem que ele representa um segmento ideológico, que descreve aquilo que pensam, e levam em consideração que hoje ele está no PL (partido do vice de Lula nos dois primeiros mandatos), mas já passou por PDC, PPR, PPB, PTB, PFL, PP, PSC e PSL. Bolsonaro e Lula são, sem dúvidas, as duas maiores lideranças políticas atuais. Ambos arrancam essa estranha paixão e devoção dos eleitores, que deveriam ser mais críticos e menos adoradores, afinal, os salários deles são pagos pelos cidadãos – e prestar bom serviço é obrigação.

Dividendos políticos

Publicidade

A presença de Jair Bolsonaro em Santa Cruz pode render dividendos políticos. Ele veio a convite da família Moraes, estando nela fortes lideranças do partido do ex-presidente, mas também contou com a presença de outros, como os integrantes do Republicanos, inclusive no palco oficial.

Quatro frentes em Rio Pardo

Rio Pardo terá pelo menos duas frentes para a disputa da Prefeitura, em outubro. O atual prefeito, Rogério Monteiro (MDB), deve buscar a continuação de seu mandato. Ele entrou como vice de Edivilson Brum (MDB) e assumiu o Município com a saída do prefeito para a Assembleia Legislativa. A convenção será realizada no dia 3 de agosto. Outra chapa será liderada pelo ex-prefeito Joni Lisboa da Rocha (PL). O grupo já oficializou seu nome, em encontro recente. Radialista, Ricardo Figueiró deve ser confirmado como representante do Progressistas, e o Tenente Célio Pereira será novamente o indicado pelo PT.

Publicidade

Presença de Pimenta em Santa Cruz

A vinda do ministro da Reconstrução, Paulo Pimenta (PT), a Santa Cruz do Sul pode vir acompanhada de uma boa notícia para o município. A informação não foi adiantada, mas é possível que venha a confirmação de um importante projeto preventivo para o Bairro Várzea.

Indicativos para 2026

Publicidade

O evento que trouxe Bolsonaro a Santa Cruz teve dois indicativos do que pode ser esperado para as eleições de 2026. O primeiro, que ficou claro, é o interesse do ex-presidente em disputar o Palácio do Planalto. Entende que deverá reverter as duas decisões sobre inelegibilidade que enfrenta e adianta estar pulverizando seu clã pelo País, com o filho Eduardo em São Paulo, Flávio e Carlos no Rio de Janeiro e, mais recentemente, Jair Renan (que acompanhou a visita a Santa Cruz) em Santa Catarina. O outro é para buscar o Piratini. O deputado Marcelo Moraes (PL) anunciou apoio da família ao colega Luciano Zucco (Republicanos) – não disse que era para a eleição para o Executivo estadual, mas, sendo Moraes deputado federal, ficaria difícil apoiar um “adversário”.

LEIA MAIS TEXTOS DE MARCIO SOUZA

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.