A Casa de Clientes Gazeta foi palco do lançamento do novo livro do jornalista Benno Bernardo Kist. Durante a sessão de autógrafos, realizada na tarde dessa quarta-feira, 17, a comunidade prestigiou o escritor, que integra a equipe da Gazeta há cinco décadas.
Em sua sexta obra, intitulada Peter & Lis: quando era proibido falar a própria língua, Benno narra a história dos seus avós paternos, que se fixaram na região Norte da Colônia de Santa Cruz na segunda metade do século 19. Sob o selo da Editora Gazeta, o projeto foi desenvolvido para celebrar os 200 anos da presença alemã no Rio Grande do Sul e os 175 anos em Santa Cruz.
LEIA TAMBÉM: O que está incluso no Backstage dos shows da Oktoberfest?; veja detalhes
Publicidade
Nesse contexto, conforme o autor, a narrativa tem como foco principal a valorização das línguas. Isso porque ele aborda o período em que o idioma foi proibido no Brasil, especialmente durante o Estado Novo de Getúlio Vargas, com a instituição da Campanha de Nacionalização. Na sua visão, embora a iniciativa tenha sido feita para estimular o aprendizado da língua portuguesa, gerou uma imposição que impactou a vida dos imigrantes.
A prefeita Helena Hermany também garantiu o seu exemplar. Para ela, as obras de Benno são memoráveis pela sua sensibilidade ao escrever. “Ele tem uma característica especial, um dom fantástico que faz com que o leitor se sinta atraído e não pare de ler”, enfatizou.
LEIA TAMBÉM: Teatro Mauá recebe tributo ao ABBA neste domingo; veja onde comprar ingressos
Publicidade
Para o presidente da comissão das festividades da imigração alemã em Santa Cruz, Paulo Trinks, a obra tem um importante papel na preservação da história e das tradições dos colonizadores. “É uma oportunidade para os leitores conhecerem um pouco mais a jornada daqueles que não desistiram e não abandonaram o sonho de viver na nossa terra”, disse.
Onde encontrar o livro
O livro Peter & Lis: quando era proibido falar a própria língua pode ser adquirido nas livrarias e na Casa de Clientes Gazeta, na esquina da Ramiro Barcelos com Tenente Coronel Brito. Exemplares estão à venda a R$ 40,00. Também podem ser obtidos com o autor pelo telefone (51) 3715 7962.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙